Plantão

Jurista paraibano vê inelegibilidade de Lula com condenação no TRF-4

O jurista eleitoral paraibano, advogado Edísio Souto,  garantiu, nesta quarta-feira (24), que o ex-presidente Lula já está inelegível ao ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ele também não acredita em reversão da condenação dentro do próprio tribunal com os embargos de declaração.

Em contato com o Portal MaisPB, Edísio Souto lembrou que a  Lei da Ficha Limpa, que foi sancionada pelo próprio Lula,   “é muito clara e diz que é inelegível quem for condenado por um órgão colegiado”.


“A oitava turma do TRF-4 é um órgão colegiado e o condenou. Do ponto do Direito Eleitoral, se ele tiver a candidatura requerida vai ter objeto de impugnação e a tendência é que seja indeferida. Ele agora não é mais Ficha Limpa”, afirmou.

Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª turma do TRF-4 mantiveram  hoje condenação ex-presidente pelo juiz Sergio Moro e ainda aumentaram a pena de nove anos e seis para 12 anos e 1 mês de reclusão, mais 280 dias-multa no caso do Triplex do Guarujá.



Por Roberto Targino