Plantão

Água 'crua', a mais recente (e perigosa) tendência

Há mais uma tendência alimentar na moda. Trata-se de água crua, isto é, de água sem qualquer tipo de filtro ou tratamento contra bactérias ou potenciais toxinas e agentes nocivos. Água suja, portanto.

Isto tem levado alguns milionários de Sillicon Valey a pagar pequenas fortunas por garrafas de água, acreditando que é mais pura e traz benefícios para a saúde. Mas a verdade é que acontece exatamente o contrário: Tudo o que podemos imaginar que possa causar problemas com saúde pode estar presente nesta água crua.


“Sem qualquer tratamento [na água], existem riscos agudos e crônicos”, alerta o médico Donald Hensrud, destacando que “existem evidências em todo o mundo” dos perigos das águas contaminadas e não tratadas. “A razão para não termos isso [consequências do consumo de águas contaminadas] é porque temos um tratamento de água muito eficaz”, cita o "Independent".

Vírus, parasitas, químicos cancerígenos e bactérias tipo E. coli e Salmonella são algumas das consequências mais diretas do consumo de água crua, alerta o "Washington Post". A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou para o fato do consumo de água contaminada matar meio milhão de pessoas todos os anos.



Notícias ao Minuto