Plantão

Confirmado: urologista descarta tumor e diz que Temer usará sonda por 3 semanas

O presidente Michel Temer, de 77 anos, passou por um procedimento de desobstrução da uretra bem sucedido e deve ter alta nesta sexta-feira (15) na hora do almoço, afirmou o médico Roberto Kalil, cardiologista do presidente. Temer está internado no Hospital Sírio-Libanês.

Segundo Kalil, Temer só ficou um dia a mais internado por questão de segurança já que tomou anti-agregantes após o procedimento, que aumentam os riscos de sangramento. “No entanto, o presidente tem um estado de saúde ótimo e já deve seguir amanhã para Brasília, com agenda normal”, afirmou Kalil a jornalistas.
O médico urologista Miguel Srougi, que também participou da entrevista, explicou que os exames da próstata deram normais e foi descartado tumor. Temer deve, no entanto, ficar com uma sonda uretral com bolsa coletora por um período de três semanas, segundo os médicos.

Segundo Srougi, os três grandes problemas de saúde do Temer já foram resolvidos: estenose diurética, sangramento de prótasta e complicaçoes coronárias. “O primeiro está estável e o presidente está seguro. Mas é um problema que pode vir a ocorrer novamente daqui dois ou três anos.”

O urologista também disse que foram feitas biópsias na próstata e bexiga apenas como precaução e que não foi identificado nenhum tumor. “Esse risco já foi descartado.”

Kalil esclareceu que Temer tem, sim, condições de viajar, mas não é recomendável enquanto estiver com sonda.

O presidente passou por procedimento cirúrgico para desobstrução da uretra na quarta-feira (13). Por conta da cirurgia, a viagem oficial que Temer faria ao Sudeste Asiático, em janeiro, foi adiada por recomendação médica.



Por Paula Selmi | Valor