Plantão

Polícia descobre novo esquema de pirâmide financeira na Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa – DDF – está investigando uma nova pirâmide financeira – Investe Money, que tem base operacional na cidade de João Pessoa, mas que utilizava informações de empresas situadas na cidade de Fortaleza, no Ceará.

O golpe prometia retorno financeiro através do investimento no mercado de valores, com negociação através de bitcoin. A empresa Investe Money prometia retorno de 100% (dobro do valor investido) em apenas uma semana. No entanto, as vítimas repassavam os valores aos “líderes” sempre em espécie e diretamente (em mãos), sem nenhum comprovante/recibo dos valores repassados.
Posteriormente, os “investidores” não receberam retorno financeiro algum, sendo informados que a empresa havia falido.

As informações iniciais indicam que os golpistas atuaram em diversos estados do Brasil e, conforme a investigação inicial da DDF, já teriam feito mais de 2 mil vítimas e causado um prejuízo superior a R$ 1,6 milhão apenas no ano de 2017. Até o presente momento, a DDF identificou 03 líderes principais, todos paraibanos, sendo eles as pessoas de Luan de Lima Santana, 20 anos, Luan Carlos Fernandes do Nascimento, 31 anos, e Leandro Martins Vasconcelos, de 26.

No entanto, existem informações que indicam a participação de pelo menos 10 outros suspeitos, que teriam atuado como divulgadores da pirâmide financeira, todos estes incluídos na investigação da DDF. Os suspeitos responderão pelos crimes de estelionato, associação criminosa e pirâmide financeira, podendo ser condenados a até 10 anos de reclusão. A DDF orienta a todas as vítimas que tenham investido na empresa Investe Money a procurarem a Delegacia, para que todos os fatos sejam encaminhados à justiça. A depender das informações obtidas na investigação, a DDF poderá representar pela prisão cautelar dos suspeitos investigados.


Wscom