Plantão

Operação prende 15 pessoas por comércio ilegal de aves, na Paraíba

Uma operação realizada desde a última sexta-feira (8), nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Jacaraú, resultou na prisão de 15 pessoas e na apreensão de 110 pássaros nativos que estavam em cativeiro ou sendo comercializados de forma ilegal em feiras livres.

Na sexta-feira, um homem foi detido e 25 pássaros apreendidos na cidade de Jacaraú, no Litoral Norte do estado, a 96 quilômetro da Capital.

Nesse sábado (9), as ações se concentraram nas cidades de Santa Rita e Bayeux, ambas na Grande João Pessoa, onde 44 pássaros foram apreendidos e 9 pessoas detidas por estarem com os animais em situação ilegal.
Já neste domingo (10), a ‘Operação Voo Livre’ aconteceu em João Pessoa, na feira de Oitizeiro. Na ocasião, 5 homens foram presos e 40 pássaros apreendidos.

Os presos foram autuados na delegacia de polícia por crime ambiental e poderão ser condenados a pena que varia de seis meses a um ano. Também foram aplicadas multas que ultrapassaram R$ 20 mil.

Todas as aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Cabedelo, onde serão examinadas por biólogos para depois serem soltas no seu habitat natural. Entre as espécies resgatadas estão papa-capim, caboclinho, azulão, curió, coleira, galo de campina, sanhaço e sibito.



Portalcorreio