Plantão

Briga por protagonismo pode acabar com paquera entre PMDB e PSB

Já tem alguns dias que integrantes do PSB e do PMDB iniciaram uma paquera de olho nas eleições de 2018. 

O único impasse é o seguinte: os socialistas até aceitam uma nova aliança com peemedebistas, contanto que o partido presidido pelo senador José Maranhão seja apenas um coadjuvante do processo. 

E isso pode se tornar o grande empecilho para essa união, já que provavelmente Maranhão vai querer fazer o seu partido figurar como um dos grandes na briga pela vaga ao Palácio da Redenção. Quem deixou bem claro que não abre mão de ter o PSB como o protagonista dessa ‘novela’ foi o vereador de João Pessoa, Tibério Limeira, pessoa que já foi um dos principais assessores de Ricardo
Coutinho e, todos sabem, tem livre acesso ao governador. “Uma condição é fundamental: o PSB não pode abrir mão da cabeça de chapa, para seguir transformando a Paraíba. Não podemos abrir mão disso. Pois defendemos a continuidade. É fundamental que construamos alianças, mas sem perder de vista que o PSB ocupe a cabeça de chapa”, enfatizou o parlamentar.

Tibério alegou que Ricardo Coutinho será o grande condutor desse processo e não deve deixar seu partido assumir papel de coadjuvante nas próximas eleições. “Ricardo Coutinho vai conduzir bem essa discussão de alianças da melhor maneira possível. Apesar das nossas divergências nacionais com o PMDB, em relação ao golpe que foi dado nacionalmente, sempre houve uma relação próxima aqui na Paraíba, então é natural que haja pelo menos a construção de diálogos, mas isso vai caber ao governador e nós militantes estamos aqui para dar suporte. Mas acho que fechar porta para alianças é precipitado”, garantiu o socialista.

O também vereador do PSB, em João Pessoa, Léo Bezerra, também desejou boas vindas ao PMDB, caso a aliança se concretize. Porém, não deixou de frisar que a união só acontecerá com quem quiser construir junto ao projeto do PSB, ou seja, com o projeto socialista em primeiro lugar. Essa composição é um acordo e por isso estão dialogando. A eleição é só ano que vem e pode ter certeza que quem quiser construir com o projeto PSB será muito bem aceito”, afirmou o vereador.

Apesar disso, ele reconhece que Maranhão e seu partido trariam mais força ao PSB. “Todos sabem da liderança que Maranhão tem na Paraíba. Isso mostra que o governador quer o melhor para Paraíba. Então nada melhor do que uma composição de PSB e PMDB. Tenho certeza que fará muito pela Paraíba. Essa composição é um acordo e por isso estão dialogando. A eleição é só ano que vem, e pode ter certeza que quem quiser construir com o projeto PSB será muito bem aceito”, afirmou o vereador.



Por Luís Eduardo Andrade, Alexandre Freire e Nice Almeida