Plantão

PRF prende fazendeiro por crime ambiental e posse ilegal de arma, no Sertão da Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve nesse terça-feira (27), um fazendeiro, com oito aves silvestres em sua propriedade que fica localizada à margem da BR 361, na zona rural do município de Patos, Sertão da Paraíba. Uma espingarda também foi encontrada no interior da residência.

Uma equipe fazia rondas na região quanto avistou uma gaiola com um pássaro da fauna silvestre pendurada no alpendre de uma casa de fazenda. Os policiais solicitaram entrar na propriedade para averiguar o caso.


Um morador da fazenda autorizou a entrada dos agentes, que confirmaram a irregularidade. Outras aves foram encontradas no local. No total, os PRFs constataram a existência de oito aves, sendo: dois papagaios; dois canários da terra; dois fogo-pagou e um galo de campina.

Ainda foi encontrada uma espingarda calibre 40 e 28 cartuchos. No mesmo momento foi solicitada a presença do proprietário da fazenda para que ele justificasse a presença dos animais e da arma de fogo. Minutos depois o dono da fazenda apresentou-se aos policiais, no entanto, não mostrou qualquer autorização ambiental que autorizasse a criação das aves; tampouco, apresentou porte de arma de fogo e registro da arma.

O homem foi encaminhado até a Delegacia da Polícia Civil, onde foi aberto um inquérito para apurar os crimes de posse ilegal de arma de fogo e pela propriedade ilícita das aves.



Assessoria do PRF