Plantão

Raimundo Lira diz que proposta de diminuição de deputados será rejeitada pelo Senado

O senador paraibano Raimundo Lira (PMDB) pretende atuar no Congresso Nacional para barrar o Projeto de Lei que diminui o número de deputados estaduais e federais do estado. 

Em entrevista, o senador considera que o projeto representa “um grave prejuízo à representatividade política do nosso estado”.

Pelo fato de avaliar que caso aprovado o projeto será prejudicial ao estado, Lira acredita que terá grande rejeição no Congresso. “No momento a tendência é de rejeição e acredito que vai aumentar esse grau de rejeição no plenário do senado porque vai prejudicar também outros estados”, analisa o senador.


Ele ainda afirma que este “não é um projeto republicano, é um projeto de interesse pessoal de alguns estados”. Se o projeto for aprovado, a Paraíba perderá seis deputados estaduais e dois deputados federais.

O projeto de autoria do senador Flexa Ribeiro foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e deve seguir para votação no plenário. De acordo com o proposito da matéria, a adequação no número de parlamentares é feita de acordo com o Quociente Populacional Nacional (QPN) e os Quocientes Populacionais Estaduais calculados pelo IBGE.



ClickPB