Plantão

Pesquisadores descobrem possível vírus causador da doença celíaca

Um estudo publicado nesta sexta-feira (7) na revista Science sugere que a infecção por um vírus comum, visto como inofensivo, pode desencadear o desenvolvimento da doença celíaca - ou intolerância ao glúten - proteína presente na farinha de trigo, cevada e centeio.

Os autores acreditam que a descoberta pode abrir caminho para a criação de uma vacina para prevenir a doença celíaca. Apesar dos indícios, não haviam provas de ligação de infecções virais com o início da doença.

"O estudo mostra claramente que um vírus que não é clinicamente sintomático pode prejudicar o sistema imunológico e abrir caminho para uma doença autoimune", explicou Bana Jabri, professora do Centro para Doença Celíaca da Universidade de Chicago. "Contudo, o vírus específico e seus genes, a interação entre ele e hospedeiro, e o estado de saúde do hospedeiro também são importantes."


A doença celíaca é causada por uma resposta imprópria do sistema imunológico ao glúten. Não há cura, e o único tratamento efetivo é uma dieta sem farinha de trigo, centeio e cevada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença celíaca atinge 1% da população em todo o mundo, exceto na África saariana, onde a proporção atinge 5,6%.



Clickpb