Últimas Notícias

Veja as Manchetes!

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Escola particular cancela aulas após casos suspeitos de meningite, na Paraíba

Uma escola particular de João Pessoa cancelou as aulas desta quinta-feira (20) por causa de dois casos suspeitos de meningite em estudantes. 

As aulas na Escola Internacional Cidade Viva, no bairro do Bessa, só vão ser retomadas na segunda-feira (24). Até lá, todos os ambientes da escola vão ser higienizados.

Segundo a assessoria da escola, um dos casos suspeitos foi tratado como meningite “por precaução, mas, de fato, não era a doença”.
A doença foi descartada pela equipe médica que o atendeu. Por outro lado, a escola informa que há um aluno em fase de investigação de meningite, mas garante que já foi confirmado que a doença não é do tipo meningocócica, aquela causada por bactéria.

Em nota, a Escola Internacional Cidade Viva informou que esteve reunido nesta quinta-feira com a Diretoria de Vigilância de Saúde, através da equipe de Vigilância Epidemiológica, e foi confirmado que não houve caso de meningite causada por bactéria (Neisseria meningitidis, a forma mais grave da doença) na instituição; e que a medida profilática da escola - de higienizar todos os ambientes e não ter aula nesta quinta - foi por cuidado e prevenção.

A instituição vai passar por um processo de higienização durante o feriado e o fim de semana. Áreas comuns, equipamentos de uso coletivo, parquinhos, salas, mesas, cadeiras, todos serão desinfetados, de acordo com a escola.

Meningite

A meningite é uma inflamação nas meninges, o tecido que reveste e protege o Sistema Nervoso Central (SNC). Quando ela é causada por vírus, pode ser tratada com medicamentos comuns e, em boa parte dos casos, não é necessário internação.

Mas, se for causada por bactéria, a meningite pode ser fatal. Por isso, é preciso procurar atendimento médico nas primeiras suspeitas.

De acordo a médica clínica Bárbara Lopes, os sinais da doença são “cefaleia, febre, rigidez de nuca, confusão mental, vômitos. O diagnóstico é feito pelo exame do ‘liquor’ [quando é retirado o líquido da medula] e anamnese”. Ela conclui dizendo que a meningite “pode ocorrer depois de uma infecção, amigdalite e otite, por exemplo”.



G1

Comente aqui com o Facebook: