Plantão

Aesa diz que águas da Transposição não chegarão mais na quarta-feira

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, disse nesta segunda-feira (10) que não há certeza de que as águas da transposição chegarão ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, nesta quarta-feira (12), como está previsto.

Segundo João Fernandes, em entrevista à rádio CBN de João Pessoa, o órgão tem acompanhado o percurso das águas desde que elas entraram na Paraíba, por Monteiro, e o monitoramento não aponta uma certeza de que na quarta as águas da transposição estejam se encontrando com as águas de Boqueirão.

"As águas da transposição estão há mais de 30 quilômetros de Boqueirão e estamos monitorando dia a dia o seu percurso em solo paraibano. As águas podem chegar na quarta, na quinta ou na sexta. Estamos torcendo para que cheguem logo, mas nem sempre elas chegam na hora que a gente quer", declarou João Fernandes.

João Fernandes disse que entende a chegada das águas como "colocar água no Açude de Boqueirão e começar a aumentar o seu volume". Ele afirmou que todos estão ansiosos para ver as águas da transposição no Açude Epitácio Pessoa, mas que não há dados concretos que indiquem a quarta-feira como o dia da chegada.

"Nós estamos ansiosos para que as águas do São Francisco possam se encontrar com as do açude, mas pode chegar na quarta-feira? Pode. Mas pode ser na quinta, na sexta... mas precisar, mesmo, ainda não podemos, qual a data e a hora da chegada das águas", reafirmou João Fernandes.



Wscom