Plantão

Fernanda Montenegro grita 'Fora Temer' e é aplaudida em festival de teatro; Veja Vídeo

A atriz Fernanda Montenegro recebeu aplausos e gritos de apoio depois de gritar "Fora Temer" durante a abertura do Festival de Teatro de Curitiba nesta quarta-feira (29). 

A sessão era voltada exclusivamente para estudantes depois da cerimônia oficial de abertura do evento, que ocorreu na terça-feira (28) apenas para convidados no Teatro Guaíra.

Em cena, a artista apresentava o monólogo Nelson Rodrigues por ele mesmo. 



No momento, falava sobre o papel do teatro como espaço para protesto na sociedade e, especificamente, sobre os momentos de manifestação. 

Depois de citar o caso de um homem se levantou da cadeira durante um espetáculo para chamar outro de "tarado", Fernanda disse: "Isso hoje não acontece, não aconteceria. Porém caminhamos".


"Então, nessa época, em que o Nelson [Rodrigues] era cronista da direita militar, as pessoas que se levantavam não era por razão política. Era por problema moral. Era só moral. Nunca houve protesto: 'Esse homem é da direita!'. 

Não. Hoje você pode fazer o que quiser aqui. Pode protestar. Seria ótimo se acontecesse, mas não acontece. Vocês têm notícias? Às vezes gritam 'Fora Temer', né?", relatou. Após ser aplaudida, ela riu e voltou a exclamar: "Fora Temer! Fora Temer!", recebendo ainda mais aplausos da plateia.

Neste ano, o Festival de Teatro de Curitiba completa 26 edições com cerca de 350 espetáculos disponíveis para o público, nacionais e internacionais. Além de Fernanda Montenegro, outros nomes consagrados no teatro e na televisão brasileiros estarão presentes como a sua filha, Fernanda Torres, Camila Pitanga, Eduarco Moscovis, Júlia Lemmertz, Zé Celso Martinez, Caio Blat e Débora Bloch.



Diário de Pernambuco