Plantão

Morre em Conceição, aos 55 anos, Jardas Soares, vítima de alcoolismo

Morreu, por volta das 10hs da manhã desta Segunda-feira (18), Francisca Jardas de Oliveira, aos 55 anos de idade, no hospital Regional de Patos. Jardas era viciada em álcool. 

Ela era filha de Julio Soares e Olindina Bezerra. De acordo com uma irmã, Jardas precisava passar por um transplante de medula óssea, mas sua situação debilitada não lhe oferecia condições para o procedimento.

A morte de mais uma vítima do alcoolismo não é uma situação tão incomum na cidade de Conceição, alias, no Brasil e no mundo.

A família tentou, mas foi difícil, Jardas não largou o vício. “Eu lutei muito por ela, a internei várias vezes, mas assim que recebia alta voltava a beber. Sofri muito, pois não aceitava aquela situação, só que ela não se ajudava. Mas Deus aliviou o sofrimento dela. Sei que é muito dolorido perder quem amamos”, desabafou a irmã, Janilda Soares.


Jardas Soares tem um filho por nome Joel Soares, que esteve com ela no hospital, no ultimo momento de vida. O velório ocorrerá na residência da família, e o sepultamento no cemitério local, na terça-feira (19/07/2016). 


A cada 10 segundos uma pessoa morre devido ao consumo de álcool no mundo


Por Ana González, Epoch Times em Saúde - Bem-Estar


A cada ano, 3,3 milhões de pessoas morrem devido ao uso nocivo do álcool. Isso representa 5,9% de todas as mortes, um número que excede as mortes por AIDS, tuberculose e violência somadas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um estudo da OMS citado pelo jornal El Universal em maio de 2014, afirma que uma em cada 20 pessoas morre no mundo vítima de uma das mais de 200 doenças relacionadas ao álcool.

O relatório assinala que 5,9% das mortes no mundo (7,6% em homens e 4% em mulheres) devido a doenças infecciosas, acidentes, lesões, homicídios, doença cardiovasculares ou diabetes, entre outras, têm relação com o consumo de álcool. Isto representa uma morte a cada dez segundos, disse o Dr. Shekhar Saxena, diretor do departamento de saúde mental e abuso de substâncias psicoativas da OMS.

Em termos globais, a Europa é a região com maior consumo de álcool per capita. Em segundo lugar está a região das Américas, enquanto a Ásia e a África são os continentes em que menos se bebe. Em geral, quanto maior o nível econômico de um país, maior é o consumo e menor é o nível de abstenção.

Além disso, uma porcentagem considerável de mortes é de jovens. As Américas e a Europa têm as maiores proporções de adolescentes (15 a 19 anos) que bebem álcool, com 53% e 70%, respectivamente.

Alguns países já estão desenvolvendo políticas para reduzir o uso nocivo do álcool com o objetivo de proteger as pessoas. Entre as políticas está incluído o aumento de impostos sobre o álcool, a limitação à sua disponibilidade através do aumento do limite de idade, e a regulamentação do comércio de bebidas alcoólicas.

“É preciso fazer ainda mais para proteger as pessoas contra as consequências negativas para a saúde provocadas pelo consumo de álcool”, disse Oleg Chestnov, diretor-geral assistente para doenças não transmissíveis e saúde mental da OMS. O especialista disse que o estudo “mostra claramente que não há espaço para complacência quando se trata de reduzir o uso nocivo do álcool.”





Da Redação do Conceição PB Online com o Vale do Piancó Notícias