Plantão

"Conceição precisa de uma varredura." Sucatas abandonadas são retiradas das ruas da Capital. LEIA!

Para garantir a saúde e a segurança da população pessoense, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) está retomando a operação ‘Sucata Zero’, que tem como objetivo retirar os veículos abandonados das ruas da Capital e deixar a cidade mais limpa. 

Durante toda esta sexta-feira (24), foram recolhidas sucatas abandonadas nos bairros do Cristo, Rangel e Jaguaribe. Todos os veículos foram encaminhados para o pátio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

“Sabemos que as sucatas podem servir de foco para mosquitos transmissores de doença, a exemplo da dengue, e também como esconderijo para criminosos. Sendo assim, queremos com essa ação, de retirar as sucatas das ruas, garantir a segurança dos moradores e contribuir para a saúde pública”, afirmou José Bezerra, secretário adjunto da Sedurb, que participou da operação.


Ao total, quatro veículos foram retirados das ruas pela equipe da Sedurb nesta sexta. Um deles foi no bairro de Jaguaribe, onde mora o aposentado Zildo Rangel. Ele afirmou que o veículo foi abandonado por um ex-vizinho e desde então tem servido de abrigo para moradores de rua e usuários de droga. “Estávamos todos preocupados neste período de chuva com a água acumulada no carro e com os focos de dengue, além do perigo de assaltos e violência que estávamos correndo”, afirmou.

Outra moradora, Cristina Lima, elogiou a iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Trabalho à noite e sempre tinha que olhar duas vezes antes de entrar em casa. Achei ótima esta ação da prefeitura”, declarou.

A ação 
A operação Sucata Zero teve início em novembro do ano passado e desde então já retirou cerca de 30 veículos das ruas de João Pessoa e notificou mais de 100 carros.

Antes de realizar a operação, a equipe de fiscalização da Sedurb faz um mapeamento dos locais onde se encontram as sucatas e notifica os donos para que façam a retirada dos veículos.

Para fazer uma denúncia, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano pelo telefone 3214-4907.


WSCOM