Plantão

‘Ela já esqueceu meu filho antes’, diz mãe de menino morto em carro no Rio. LEIA!

Esquecido em carro, Gabriel foi encontrado desacordado
 e já teria chegado morto ao hospital do Rio...
A mãe do menino morto após ficar quase 2 horas dentro de um carro que fazia transporte escolar irregularmente na noite de sexta-feira (12) no Rio disse que essa não foi a primeira vez que a condutora do veículo "esqueceu" a criança. Gabriel Martins de Oliveira Alves da Silva foi achado desacordado dentro de um Gol preto em Vicente de Carvalho, no Subúrbio. Ele foi socorrido, mas já teria chegado morto ao hospital, como mostrou o RJTV deste sábado (13).

Carla Martins de Oliveira, mãe do menino, disse que a pediatra que atendeu Gabriel afirmou que a criança tinha sinais de insolação extrema.

A polícia suspeita que a mulher responsável pelo transporte da criança, identificada como Cláudia Vidal da Silva, de 33 anos, tenha esquecido o menino dentro do carro.

"Ela já esqueceu meu filho antes. Uma vez, ela teve a cara de pau de falar: 'seu filho é um amor, muito bonzinho, então, eu prefiro entregar todas as crianças primeiro e deixo seu filho por último'. Só que dessa vez ela não entregou. Foi um descaso. E um descaso da creche que não ligou para avisar que meu filho não chegou", disse a mãe de Gabriel, Carla Martins de Oliveira.

De acordo com policiais, ela buscou o menino para levá-lo à creche, mas o teria esquecido dentro do veículo por volta das 10h de sexta. A motorista só teria lembrado da criança cerca de duas horas depois. Ela foi autuada por exercício ilegal da profissão.

"Meu filho tinha só 2 anos. Meu filho não sabia nem falar. Como meu filho ficou sozinho trancado dentro de um carro no calor? Ele não tinha nem como pedir ajuda", disse a mãe, revoltada.

Até as 14h deste sábado, o corpo do menino Gabriel permanecia no Instituto Médico-Legal (IML), no Centro. Os pais da criança não tinham aparecido para liberar o corpo até este horário. No entanto, o tio do menino, Fagner Alves da Silva, esteve no IML e lamentou o fato de Cláudia Silva não ter ficado presa. "O que mais dói é ela ter saído pela porta da frente da delegacia. Ela foi para casa dela e meu irmão e minha cunhada ficaram sem o filho", disse Fagner.

Motorista disse que teria desmaiado

A 27ª DP (Vicente de Carvalho) instaurou inquérito para apurar o crime de abandono de incapaz com resultado de morte. De acordo com a Polícia Civil, o veículo e as roupas da criança foram apreendidos e encaminhados à perícia. Os agentes investigam a versão apresentada por Cláudia de que ela teria passado mal e desmaiado e, por isso, a criança teria ficado no veículo.

"Ela contou que estava a caminho da creche dele [Gabriel] para levá-lo como faz diariamente, quando teve um mal súbito, encostou o carro e desmaiou. Após acordar e retomar a consciência, infelizmente, o Gabriel já estava em complicações, certamente, já sofrendo de convulsão", disse o delegado da 27ª DP, Gustavo Castro.

Além de Cláudia, os investigadores já ouviram o depoimento da mãe da criança e de algumas testemunhas. Os agentes agora procuram imagens de câmeras de segurança instaladas na região que possam ajudar nas investigações.

"Ate o momento, não temos provas concretas de que realmente ela tenha abandonado a criança e tenha dado causa à morte do Gabriel", acrescentou o delegado. Cláudia pode responder por homicídio culposo – quando não há intenção de matar.


G1.