Plantão

Campanha de combate ao AVC é encerrada com mais de 5 mil atendimentos. LEIA!

Exames e consultas foram realizados em UBS, hospitais, universidades e no Parque da Criança.
A Campanha Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral “Todos contra o AVC. Eu me importo!” em Campina Grande foi realizada entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro. Nesta semana de ações em vários locais, cerca de cinco mil pessoas foram atendidas. O encerramento aconteceu nesta sexta-feira, na Praça da Bandeira, com um estande montado o dia todo com serviços de saúde preventivos.

Os estudantes de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Serviço Social das universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba também deram orientações e informações sobre o AVC e sobre como se prevenir. A iniciativa é uma parceria das instituições com a Secretaria Municipal de Saúde e durante a campanha exames e consultas foram realizados em Unidades Básicas de Saúde, hospitais, nas universidades, além do Parque da Criança.

“No Parque da Criança, a ideia era mostrar a necessidade da prática de atividade física, o que diminui o fator de risco para o AVC. Também nesta perspectiva, promovemos uma pedalada chamando a atenção para a necessidade dos exercícios”, explicou o colaborador Élder Freire.

Na quinta-feira, 06, no Calçadão da Cardoso Vieira, as ações da campanha foram unidas à abertura da campanha "Novembro Azul", que alerta para a necessidade de cuidados com a saúde do homem e da prevenção contra o câncer de próstata.

A iniciativa deve ser realizada novamente no próximo ano na semana do dia 29 de outubro, dia de conscientização sobre o AVC. “Estamos contentes porque alertamos sobre os fatores de risco, a prevenção e esclarecemos sobre maneiras simples cotidianas de combate ao acidente. É importante esta campanha porque podemos prevenir o AVC e depois de sofrê-lo as chances de recuperação são ótimas”, concluiu o estudante de Medicina Rivaldo Júnior.


Wscom / Assessoria