Plantão

Adolescentes entre 11 e 13 anos devem tomar segunda dose da vacina contra HPV na Paraíba. LEIA!

Adolescentes entre 11 e 13 anos devem tomar segunda dose da vacina contra HPV na Paraíba
As adolescentes de faixa etária entre 11 a 13 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), como forma de garantir a proteção contra o vírus que provoca o câncer de colo do útero.
As garotas precisam tomar todas as doses previstas na vacinação: a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos depois. Mais de 2,2 milhões de meninas já tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV desde o início da nova fase da campanha, em 1º de setembro. O número representa 45% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos. Na Bahia, cerca de 95,8 mil adolescentes, já foram vacinadas, ou seja, 25,1% do público total.

A vacina faz parte do Calendário Nacional de Imunização do SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível durante todo o ano nos postos de vacinação. As adolescentes devem seguir o cronograma de intervalo entre uma dose e outra. A primeira dose sozinha não protege contra o vírus.

O câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça a importância de convocar os responsáveis pelas adolescentes para que levem as meninas até os postos de saúde para tomarem a segunda dose.

Neste ano, são vacinadas as adolescentes do primeiro grupo de 11 a 13 anos, em 2015, a vacina vai ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e, em 2016, as meninas de nove anos. O Ministério da Saúde garante a segurança da vacina. Atualmente, ela é utilizada em mais de cinquenta países, com cerca de 175 milhões de doses aplicadas.

Clickpb