Plantão

Notas dos estudantes da PB ficam abaixo da média proposta pelo INEP. LEIA!

Tereza Sobreira/Portal do MEC
Ensino Fundamental particular teve a melhor nota
A Paraíba deixou de cumprir a maior parte das metas propostas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para os ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas em 2013, conforme apontou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (5) e mostra desempenho dos estudantes do estado. A última auditoria havia sido realizada em 2011.
Foram avaliados alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Os maiores avanços foram verificados entre estudantes da rede privada. A média mais alta foi obtida pelos estudantes do 5º ano: 6.0, tendo crescido um décimo em relação a 2011; dois se comparado aos resultados de 2009; e cinco a mais que em 2007. Já os estudantes do 9º ano mantiveram a média obtida no relatório anterior: 5.5 (dois décimos a menos que em 2009).
No ensino médio, houve queda da nota. Estudantes tiveram média de 5.1, contra o 5.3 e 5.4 registrados em 2011 e 2009. Em todos os casos, as médias foram inferiores as metas projetadas pelo Inep.
Resultado do Ideb - escolas particulares
A rede estadual de ensino, por sua vez, cumpriu a meta estabelecida para o 5º ano. Média conquistada pelos estudantes foi 4.2, enquanto meta era 4.1. Nessa série, a Paraíba avançou dois décimos em relação a 2011 e cinco se a comparação for com 2009. Os resultados do 9º ano fundamental e 3º ano médio, no entanto, ficaram abaixo da média estabelecida pelo Inep. Dados projetavam média 3.4 e 3.2 para estudantes do 9º e 3º ano, respectivamente, mas nota registrada por ambos foi 3.0.
Resultado do Ideb - escolas públicas estaduais
Escolas das redes municipais cumpriram meta estabelecida para o 5º ano e quase atingiram a nota ideal para o 9º. No primeiro caso, média registrada foi 4.2, contra o 3.8 proposto pelo Inep. Já no 9º ano a nota observada foi 3.2, enquanto a meta era 3.3.
Resultado do Ideb - escolas públicas municipais
Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb tem o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país. O indicador é divulgado a cada dois anos e é calculado a partir de dois componentes: a taxa aprovação e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações aplicadas pelo Inep. A partir desses dados são calculados o Ideb de cada escola, rede de ensino, município e estado, além da média nacional.

Portalcorreio