Plantão

No Dia do Nutricionista, Secretaria de Saúde oferece orientação nutricional. LEIA!

 No Dia do Nutricionista, Secretaria de Saúde oferece orientação nutricionalImagem da Internet

No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista. Em alusão a data e com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação equilibrada, uma ação de avaliação nutricional e orientações alimentares para a população, será realizada neste domingo (31), a partir das 5h da manhã, no Busto de Tamandaré.
Serão realizadas avaliações nutricionais, testes com equipamentos antropomêtros (instrumento utilizado para fazer medições corporais), cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações nutricionais. Os usuários que estiverem com o IMC acima do ideal, receberão orientações alimentares.

“A nutrição é uma preocupação constante da Secretária Municipal de Saúde. Por isso, além de ações de orientações como esta, também realizamos a suplementação de ferro, de forma preventiva, em mais de 35 mil crianças, reduzindo a incidência e a prevenção de anemia e ofertamos a suplementação de Vitamina A, prevenindo a mortalidade infantil, além de acompanharmos mais de 45 mil crianças pelo Programa Saúde da Escola (PSE)”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Mônica Rocha.
A atividade contará com a presença de nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e alunos e professores da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), e é realizada em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Guarda Civil Municipal e Conselho Regional de Nutrição (CRN6).

Na Secretaria de Saúde, os nutricionistas são encarregados de elaborar o cardápio ideal para os pacientes, principalmente os internos nos hospitais de acordo com o quadro clínico de cada um. Desde a mulher que acabou de ter um filho até a criança que se recupera de uma doença grave, todos utilizam, muitas vezes sem perceber, os serviços desse profissional.

Encontro – Também em alusão ao Dia do Nutricionista, a Área Técnica em Saúde da Criança, Alimentação e Nutrição da SMS, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) de João Pessoa, realizou, na última sexta-feira (29), o II Encontro da Rede de Alimentação e Nutrição de João Pessoa.

O encontro capacitou os nutricionistas da rede pública e conveniada de João Pessoa, para prescrição de dietas para usuários portadores de alergias alimentares, fomentar a linha de cuidado para prevenção do sobrepeso e da obesidade, além de valorizar o profissional de nutrição.

IMC – O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como referência para a medida do peso.  Ele é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.

Classificação do IMC:
Menor que 18,5 - Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal
Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)
Igual ou acima de 30 - Obesidade
 
Cálculo do IMC:
IMC = peso (kg) / altura (m) x altura (m)
Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 m
Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625
IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10
O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).

Secom-JP