Plantão

EM CONCEIÇÃO: Homem que matou mulher a 21 anos atrás, foi condenado a 8 anos de prisão. LEIA!



Mais um caso que já tinha completado 21 anos do acontecido, e que foi julgado, nesta quarta-feira(31) no Tribunal do Júri de Conceição no estado da Paraíba. Fato esse que aconteceu no dia 02 de Maio de 1993, no Sítio timbaúba em Conceição, onde o réu pedro Joaquim de Sousa, supostamente matou sua esposa,  a senhora Francisca Pereira Morais de Sousa que é natural de Serra Talhada-PE, com um tiro de espingarda, provocando-lhe morte imediata, conforme laude de perícia tanatoscopia. 

Consta na denuncia que o réu, em sua versão, disse que sua esposa suicidou-se, no entanto, há fortes indícios de que houve homicídio e que o denunciado foi autor do fato, pois segundo consta no inquérito Policial, a vítima era muito maltratada por seu esposo que, sendo dez anos mais velho, nutria ciúmes e por isso viviam em desarmonia.  

Nas declarações e relatos do Ministério publico, que foi representado pelo promotor de justiça da cidade de Itaporanga Reynaldo Serpa, e pelo o promotor de justiça de Conceição Ernani Lucas, acompanhado do seu assistente Sinval Oliveira, que de acordo com as provas documentais, com base em fotografias, e pela a questão das circunstancias que a vitima foi morta por uma espingarda "bate bucha"; que segundo o Ministério público, não teve a menor condição da vítima ter tirado a sua própria vida, pela a questão fundamentada que arma é de cano longo, e com isso o promotor afirmou, que a vitima não teve condições alguma de atirá nela mesma, afirmando também que à vítima não alcaçaria no gatilho para puxar, e dá forma que foi encontrada a arma, que estava em cima do corpo da vítima, como foi visto nas fotos tirada na época do acontecido, e mostrada aos 7 jurados ali presente. O promotor finalizou, deixando nas mãos e na consciência do corpo de jurados, a prisão do réu, Pedro Joaquim de Sousa.








Na defesa do réu, o Advogado Cicero José, contestou algumas afirmações que foi dita pelo o ministério público, e afirmou que; o esposo da vítima não tinha atirado na sua companheiro, que o promotor produziu apenas suposições, em imagens fotográficas, que foi tirada naquela ocasião triste. Dr. Cicero na sua explanação, disse que a filha do casal foi a única testemunha no local e afirmou que criança não mente, e disse em testemunho que sua mãe tinha se matado, a garotinha no momento daquela tragedia apenas chorava, e a única coisa que falava, era; "minha mãe se matado". Na residência onde a vítima morava, só tinha três membros; a filha, o pai e a vítima que foi a mãe. Na época quem apurou o caso foi o delegado, Epaminondas.

NOTA: O réu não estava presente neste julgamento.

SENTENÇA!

O conselho de sentença, indagou que os fatos debatidos entre a defesa e a acusação, e a defesa, por maioria, reconheceu que o pronunciado Pedro Joaquim de Sousa, praticou o crime de homicídio contra a vítima Francisca Pereira Morais de Sousa.

Em respeito na decisão do corpo de jurados, o juiz de Direito Antônio Eugênio Leite, sentenciou o réu a 08 anos de reclusão.

Em atendimento a lei N° 12.736, de 30 de novembro de 2012 extrai-se dos autos que o denunciado já cumpriu uma quantidade significante de prisão provisoria 08 meses e 07 dias (certificado da escrivania feita na data de relativo ao instituto da detração penal a pena com o desconto fica em 07 anos e 3 mês e 23 dias de reclusão, a qual agora a tenho por definitiva.
Na sensatez de sua fala; o Juiz citou uma pequena passagem do cantor de Rock já falecido, Kurt Cobain da Banda Nirvana, que se matou em 1994, e deixou uma nota primeiramente dirigida para os seus fãs, onde expunha suas razões para a morte. Deixou uma mensagem para sua esposa, Courtney Love e sua filha. Em sua carta chama atenção o trecho final. Diz o seguinte; "Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais a paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos" 

O que era um suposto suicídio foi configurado em homicídio, no presente caso de hojePalavra final de Antônio Eugênio, Juiz de Direito.


Conceição PB Online