Plantão

Quase 200 pessoas participaram da conferencia Municipal de Educação em Conceição.

Foi um sucesso total a II Conferência Municipal de Educação de Conceição, que aconteceu no último dia 01 de junho, na Escola Calula Leite. Cerca de 200 pessoas, a maioria professores, ficaram das 8h até as 16h horas discutindo os temas propostos pela Conferência Nacional de Educação.
Ao chegar, cada professor recebia o chacha  uma caneta e um caderno para anotações. Na abertura, o Secretário de Educação formou a mesa, chamando as autoridades presentes. Depois, todos de pé entoaram o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida ele fez uma calorosa acolhida aos presentes:
Aqui estamos e fomos convidados pelo poder público a voltar o nosso olhar carinhoso e amoroso para nossa educação; Digo olhar carinhoso e amoroso porque a educação é uma ação amorosa e carinhosa e quem sem amor não há uma verdadeira educação;
Eu, na qualidade de gestor da educação municipal estou muito contente com a presença de cada um de vocês. Bem gostaria que aqui estivessem mais professores, mais pais de alunos e próprios alunos para que juntos pudéssemos nos debruçar atentamente sobre os problemas da nossa educação, e buscar caminhos, propostas para os nossos desafios que são inúmeros e imensos.
O Município de Conceição, de acordo com o censo de 2013, tem cerca de 34,7 % de analfabetos. Isto dá uma total aproximado de cerca 4.900 habitantes, num total de quase 20.000. Isto significa que um quarto da nossa população não sabe nem ler nem escrever. Isto é um dado gritante e que muito me preocupa.
Carca de 70% dos nossos alunos da rede municipal de ensino, que estão na quinta série não sabem ler, nem escrever corretamente.
Nossos professores tem uma formação deficitária e isto prejudica muito a qualificação do nosso ensino.
Nossas escolas, principalmente as da zona rural, não têm as mínimas condições de oferecer um espaço adequado para aulas de qualidade e bem está dos nossos alunos;
As escolas da zona urbana estão superlotadas, porque os alunos fogem das escolas da zona rural em busca de um ensino melhor.”
Estamos aqui hoje para propor caminhos e soluções. O que vamos propor aqui servirá não somente para nosso Município mais também para os municípios de todo o país. Daqui sairão 10 delegados que irão nos representar na conferencia regional, levando nossas propostas.
Vamos passar esta manhã e esta tarde juntos, pensando, propondo e sonhando com dias melhores para nossas escolas, nossos alunos, nossos professores e nossa educação em geral;
Nós, como poder público não mediremos esforços para melhorar a educação de Conceição.
Nos próximos meses começaremos a reforma em dez escolas da zona rural e das três da zona urbana. A Escola Raimunda Leite Sobrinha vai passar por uma reforma geral. As escolas Nossa Senhora de Fátima e Francisco Braga já terão no próximo semestre suas salas refrigeradas.
Na primeira semana de julho estaremos entregando todo o fardamento aos nosso alunos: bermuda, camiseta.
Vamos entregar também um novo quite escolar, com mochila, cadernos, um garrafinha de água, lápis, borracha.
Estamos fazendo um grande esforço para não deixar faltar merenda nas nossas escolas.
A partir do mês de junho nossos professores começaram um processo de formação continuada, com aulas aos sábados, quinzenalmente. Muitos dos nossos professores já estão participando de cursos de informática.
O prefeito Nilson Lacerda e a Prefeita Nena Diniz têm compromisso com nossa educação. Inclusive o Prefeito Nilson me ligou ontem a noite para me dizer que antes do São João trará boas notícias para nossos professores.”
Em seguida fez uso da palavra a vice Prefeita Nena Diniz, que disse:

inicio a minha fala externando o meu contentamento em estar juntos com vocês participando da abertura da 2° conferência municipal de educação de conceição. conferência está, em que gestores, profissionais da educação, alunos, pais de alunos e sociedade civil organizada, tem a oportunidade de discutir, planejar, e apontar caminhos que nos leve a melhoria da educação da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país.

quero também falar da responsabilidade e da satisfação que sinto, de nesta ocasião na qualidade de vice prefeita, representar o nosso prefeito Nilson Lacerda, que por motivos extremamente justos não se faz presente fisicamente nessa conferência, mas se faz presente através do seu intuito e do seu compromisso de encontrar soluções para os inúmeros problemas que afeta a nossa querida cidade.

pois nestá manhã, o nosso prefeito tem reunião com o assessor do ministro das cidades aguinaldo ribeiro, definindo, um volume de recursos para a melhoria da infraestrutura de conceição, na ordem de aproximadamente dois milhões de reais.

mas nosso prefeito pediu-me que afirmasse e reafirmasse a todas e a todos aqui presentes do seu proposito de trabalhar para que nossa cidade tenha uma educação de qualidade; passando pela valorização do magistério, melhorias na infraestrutura educacional e apoio em tudo que venha realmente proporcionar uma educação de boa qualidade, envolvendo a participação popular.

pois posso dizer que queremos transformar a educação do nosso municipio, e este desejo nós dividimos com todos vocês.

voltando a importância dessas conferências municipais que se realizam pelos pais a fora em preparação para as conferências intermunicipais estaduais e nacional são oportunidades que vão contribuir na redefinição de novos rumos da educação. este diálogo, esta escuta que acontece nas conferências, irá ajudar a detectar problemas e a melhorar a gestão.

entendemos que toda criança tem sonhos e que para realiza-los cabe ao administrador público garantir uma educação de qualidade e oferecer uma solução educacional efetiva e afetiva. assim procedendo a educação no município se transforma. e as crianças realizam seus sonhos.

portanto esta conferência proporciona aos envolvidos e comprometidos em construir, em transformar a educação do lugar onde habitam, levantando problemas, questão de ordem, angústias, ausências humanas, de infraestrutura o mesmo de verbas e saberes.

e necessário haver a consciência de que você e sua escola, mesmo aquela mais distante e mais simples, pode fazer muito pelo mundo. porque cidadania não e só dever de casa e lição de vida.

carissimos presentes temos que promover um impacto na qualidade de ensino. melhorar o ideb (índice de desenvolvimento da educação basica) fazendo um monitoramento das escolas realizando avaliações, não criando uma competição  mas visando criar ferramentas para auxiliar professores e funcionários. os resultados serão instrumentos para melhor planejar aulas e cálculos pedagógicos  os professores devem receber avaliação de todas as turmas e alunos, com o nível de detalhamento que permita identificar deficiências e implantar melhorias de maneira pontual e direcionadas. assim sendo vocês são capazes de ganhar fama e reconhecimento.

atentem se bem esse decênio será o da efetivação para transformar a qualidade. a questão passa por uma revolução na formação proporcionada a os docentes e na melhoria das condições de trabalho, para que se possa também atrair talentos para a docência, mas do que tudo, talvez seja o momento de fazer o simples: fixar o professor na escola, rever a jornada, dar condições a alunos e docentes para trabalharem mais sem soluções milagreiras, mas que apresentem bom resultados.

podemos destacar que o avanço tecnológico esta muito rápido as redes sociais possibilitam a comunicação e informação em tempo real. portanto isto tudo requer dos professores dos gestores respostas mais eficientes e rápidas, pois o educador, a educação tem que mover esse processo, não deixando a desejar na área da evolução do conhecimento.

vamos sim reivindicar de todas as esferas governamentais, mas vamos doar-nos, mostrando que somos capazes de contribuir beneficamente e acompanhar a evolução do mundo, formando cidadãs e cidadãos, preparando-os para os desafios que o mundo atual requer.

a qualidade na educação deve ser um compromisso de todos, pois para a educação melhorar todos devem participar vamos reivindicar mais recursos dos governos estadual e federal. pois: todo recurso que puder ser investido para melhorar a qualidade da educação e bem vindo, pois isso não é gasto, e investimento.

concluo a minha fala parabenizando o zeloso e competente secretário da educação do nosso município professor fidelis mangueira onde posso afirmar com toda segurança, de que a educação do nosso município está em boas mãos e que com certeza haverá de ajudar a administração municipal que tem a frente Nilson Lacerda e Nena Diniz encontrar repostas para os grandes desafios que a educação do nosso município requer. parabenizo também o prefeito Nilson pelo seu comprometimento com a educação do municipio e o apoio prestado a essa conferência.

enfim parabenizo a todos os presentes que dando prova do compromisso, do envolvimento com a educação de conceição estão aqui para dar as suas sugestões. juntos haveremos de transformar a educação do nosso município.”

A Prefeitura de Conceição, através da Secretaria de Educação contratou 7 professores de João Pessoa, da FOCO CONSULTORIA EDUCACIONAL, para proferir as mini conferencias nos grupos e conduzir a elaboração das propostas que serão encaminhadas para Conferencia Regional que acontecerá em Itaporanga.
No início da Conferência fez-se um minuto de silêncio em memória de Dona Terezinha Martildes, umas das maiores diretoras e professoras de nossa cidade, que faleceu recentemente.

Todos os professores demonstravam seu contentamento em participar de uma conferencia. Para muitos era a primeira conferencia. Foi servido também um gostoso lanche e almoço para todos os presentes. Veja as fotos.

Por Fidelis Mangueira