Plantão

Falta d’água prolongada revolta população que vai às ruas protestar


Após três horas de protesto, a rodovia PB-361 foi liberada no final da manhã desta segunda-feira (29). O protesto, que contou com centenas de moradores, ocorreu no trecho que liga as cidades de Diamente e Itaporanga, no Vale do Piancó paraibano. A Cagepa informou que deverá ser normalizado o abastecimento a partir da quinta-feira (1º).
De acordo com Arliston Jerônimo, organizador do movimento, o objetivo foi alertar para a constante falta d’água na região. “Já são quase 60 dias sem água. O caso está crítico”.
O coordenador da Cagepa na região garantiu que as comportas dos mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas teriam serão abertas em caráter de urgência. “A água poderá chegar ainda nesta terça-feira”.
Durante o protesto, a mobilização contou com o apoio de várias autoridades como, deputados e sindicalista. O trânsito ficou congestionado, mas após o término do protesto a via foi liberada. Idoso, crianças e estudantes participaram da manifestação.
Cagepa prevê normalizar abastecimento 
O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, informou, nesta segunda-feira, após reunião na Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, que o abastecimento d’água no município de Diamante, no Vale do Piancó, deverá ser normalizado a partir desta quinta-feira (1).
Deusdete explicou que, durante a reunião, foi informado que a Agência Executiva de Gestão das águas da Paraíba (Aesa) abriu, desde a última sexta-feira (26), as comportas dos mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas com o objetivo de regularizar o nível de água do Rio Piancó.
“O abastecimento do município de Diamante é feito através de um poço instalado no leito do rio Piancó. Como atualmente o nível do rio está muito baixo, a água do poço praticamente secou. Com a abertura das comportas desses três mananciais, o nível do rio Piancó se estabilizará e, consequentemente, o poço voltará a produzir água suficiente para abastecer a população de Diamante”, explicou Deusdete.
O presidente da Cagepa disse que a previsão dos técnicos da Aesa é de que o rio Piancó comece a receber água dos mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas já a partir desta quarta-feira (30). “Com a chegada da água, estaremos prontos para restabelecer o abastecimento no dia seguinte”, concluiu Deusdete. (PortalCorreio com DiamanteOnline)