Plantão

Saiba qual é a candidatura a prefeito no Vale do Piancó que mais responde ações por supostos crimes eleitorais. Confira!


Em todas as cinco zonas eleitorais da região tramitam Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra candidatos a prefeito, mas em uma única zona, a 32ª, com sede em Piancó, corre grande parte delas, e a maioria contra uma única candidatura.

A candidata Neguinha Tomaz, do PSB, que disputa a Prefeitura piancoense com o apoio da atual prefeita Flávia Galdino, está respondendo a quatro das cinco ações que correm na Zona Eleitoral. Ela é acusada de abuso do poder político e econômico e captação ilícita de votos.

A candidata terá que apresentar defesa nos quatro processos e, depois de ouvida, caberá ao Ministério Público Eleitoral relatar seu parecer, com base no qual e nas provas contidas nos autos a Justiça Eleitoral dará o seu veredicto, que poderá ser pela absolvição da denunciada ou pela cassação do seu registro. A outra AIJE que corre na 32ª é contra uma candidatura a prefeito de Catingueira.

Já na 41ª Zona Eleitoral de Conceição tramitam três processos contra candidaturas a prefeito: uma em Conceição, outra em Santa Inês e uma terceira em Santana de Mangueira.

Na 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, a maior do Vale, apenas uma ação de investigação eleitoral está em curso, e é contra um candidato a prefeito de São José de Caiana. (Folha do Vale)