Plantão

Mais de 176 mil crianças são vacinadas contra paralisia infantil

Campanha de vacinação é destinada a crianças menores de 5 anos


 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), imunizou, até a tarde desta terça-feira (19), 176.940 crianças contra a paralisia infantil, o que equivale a 59,94% da meta estadual estipulada pelo Ministério da Saúde. A abertura da campanha foi realizada no município de Pedro Régis, no último dia 16 e mais de mil postos de saúde administrados pelas secretarias municipais de Saúde disponibilizam as vacinas. A SES distribuiu 330 mil doses da vacina.

A chefe do Núcleo de Imunização da SES, Missânia Moreira, chama a atenção das mães para a importância de levar seus filhos para se vacinar. "Apenas nos primeiros quatro dias da campanha já conseguimos vacinar 59,90% da meta. Esse é um número bom, mas é importante frisar que a mãe que ainda não vacinou seu filho tem até o dia 6 de julho para isso”, disse.

A paralisia infantil, também conhecida como poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por vírus, e caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Ela foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos. O último caso no Brasil aconteceu no ano de 1989, na cidade de Sousa (PB).

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil é destinada a crianças menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Os municípios que necessitarem de alguma informação podem acionar a Secretaria de Estado da Saúde pelos telefones: (083) 3214-7458 e 3218-7388.

Secom PB