Além de ser considerado o continente que mais aquece no mundo, registrando temperaturas recordes no ano passado, a Europa também sofreu muito com as inundações generalizadas em 2024.
A análise é do Relatório sobre o Estado do Clima na Europa 2024, divulgado nesta terça-feira (15). O relatório foi elaborado pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Entre os principais destaques (confira mais abaixo), o documento alerta que, assim como em todo o mundo, 2024 foi o ano mais quente na Europa, com marcas recordes em quase metade do continente.
Além disso, 60% da Europa teve mais dias que a média com estresse térmico, isto é, em que as temperaturas ficam acima do que o corpo pode suportar.
"O relatório mostra que a Europa é o continente que mais aquece e enfrenta sérios impactos climáticos. Cada fração adicional de aumento de temperatura agrava os riscos à vida, economia e ao planeta", alerta Celeste Saulo, Secretária-Geral da OMM.
Temperaturas recordes e inundações
Além das altas temperaturas registradas em 2024, o relatório também traz um panorama detalhado sobre o impacto das mudanças climáticas para a Europa.
A temperatura dos mares que banham a Europa foi a mais alta já registrada, 0,7°C acima da média. No Mar Mediterrâneo, as marcas ficaram 1,2°C acima.
G1