Na tarde desta sexta-feira (26), sob a coordenação do Delegado Titular Dr. Adriano Ferro, policiais da Delegacia de Buíque-PE prenderam um homem acusado de matar um gato na cidade. Valdecir Manuel da Silva, o suspeito, teria cometido o crime e, em seguida, desfilado pelas ruas e avenidas exibindo o animal morto.
A ação do acusado, que pode ter desconhecido ou ignorado a Lei n.º 14.064 de 2020, que alterou a Lei n.º 9.605 de 1998, aumentando as penas para crimes de maus-tratos a cães e gatos, causou indignação entre os moradores. A Constituição Federal de 1988, que trata de forma abrangente a proteção de todas as espécies de animais, também foi citada no contexto da situação.
Populares revoltados com a cena filmaram o acusado, o que resultou na sua prisão pelas autoridades locais. O caso reforça a importância do cumprimento das leis de proteção aos animais e a responsabilidade de cada cidadão em respeitar a vida animal.
Giro social B