Várias imagens que circulam nas redes sociais vem chamando atenção de todos. Foi registrado em vídeos e fotos, uma forte chuva de granizo em uma comunidade localizada mais ou menos à 6 quilômetros da cidade de Igaracy, no Sertão paraibano.
Em meio a uma onda de calor sem precedentes, que atinge, sobretudo, as o nordeste do Brasil, um fenômeno climático chamou a atenção dos moradores de Igaracy neste Sábado dia 20, com chuvas fortes acompanhadas por pedras de gelo.
O que é a cumulonimbus?
- As cumulonimbus são nuvens de grande extensão vertical, em que as pedras de gelo – granizo – se formam.
- Elas também são conhecidas como “nuvens frias” pois tem temperatura abaixo de zero grau.
- O granizo é formando na parte de baixo da nuvem e é sustentado por fortes correntes ascendentes que existem dentro dela.
- Quando as pedras ficam pesadas demais e as correntes não suportam mais carregá-las, elas caem. As pedras são gigantes, mas enquanto caem diminuem de tamanho e podem chegar ao chão com diferentes formatos e pesos.
- A relação entre o calor e as chuvas de granizo está ligada à condição específica das nuvens cumulonimbus.
Mas, por que chove granizo no calor?
Em temperaturas altas, o ar quente faz com que mais água evapore da superfície terrestre. É a partir dessa umidade, que sobe e chega a temperaturas baixíssimas nas cumulonimbus, que as pedras de gelo são formadas. Por isso, esse fenômeno é comum após dias bem quentes.
Inclusive, meteorologistas têm alertando que as mudanças climáticas estão alterando os padrões de eventos como esses, tornando-os mais recorrentes e fortes.
Da Redação do Portal Conceição Online com informações de Nayra Teles do olhar digital