Plantão

Piancó completa 275 anos de história e tradição



A cidade de Piancó completa 275 anos de história e tradição. Uma das cidades mais importantes do Sertão do estado e também uma das mais antigas da Paraíba. A Prefeitura divulgou uma programação de serviços.


Confira:


• 14h - Entrega do mamógrafo (centro de imagem); assinatura do convênio com o governo do estado para instalação do Centro de Imagem Regional; entrega de novos equipamentos da UPA 24h; pagamento PMAQ – CEO; assinatura do projeto de lei de concessão do 14º salário aos agentes comunitários de Saúde e de Endemias; assinatura da ordem de serviço para implantação da casa de apoio na cidade de João Pessoa; aquisição de nova ambulância para renovação da frota do SAMU e entrega da obra de construção da unidade de acolhimento.


• 18h - Benção da cidade pelo padre Ronaldo na praça Salviano Leite.


• 19h - Sessão solene na Câmara de Piancó; entrega de título de cidadão piancoense a autoridades.


Historia da cidade


A Coluna Prestes foi um dos maiores eventos militares do século XX. Soldados brasileiros percorreram o Brasil de Norte a Sul, mas foi em Piancó, no sertão paraibano, que  no dia 9 de fevereiro de 1926, um grupo de moradores da cidade se envolveu num embate com os integrantes da Coluna Prestes. O evento é relatado em livros de história e em romances. Mas, a Piancó do século XXI oferece aos turistas um roteiro repleto de monumentos, histórias, praças, igrejas, belezas naturais e uma gastronomia regional.


Partindo da capital João Pessoa (distante 387 km) por carro, inicia-se a viagem pela BR-230. O trajeto inclui passagens rápidas por duas grandes cidades do interior paraibano: Campina Grande e Patos. O percurso leva em média um pouco mais de 5 horas, mas vale a pena.  A cidade preserva vários locais histórico, referenciais na passagem da Coluna Prestes.


Temos a igreja matriz de Santo Antônio, localizada no centro da cidade. A Praça Aristides Ferreira da Cruz, construída em homenagem ao líder dos moradores que enfrentou os soldados da Coluna Prestes. O espaço público fica exatamente por onde os soldados da coluna adentraram à cidade. Nos arredores é possível conhecer o antigo casarão onde viveu o padre e sua família, e atualmente transformado numa escola de ensino médio. Outra visita necessário e ao Monumento aos Martíres de Piancó. No embate entre moradores da cidade e os soldados da Coluna resultou na morte de 11 pessoas. Em 1985, a prefeitura local construiu no local o monumento. 

A cidade também é conhecida pela comida regional. Visitar Piancó é conhecer um pouco da História do Brasil.(Fonte: destinoparaiba.pb.gov.br)


Atualmente a cidade de Piancó, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2016 sua população era estimada em 16.039 habitantes e sua área territorial é de 564 km², sendo umas das cidades mais antigas do estado da Paraíba.


Itaporanga é a primeira cidade com maior população do valede acordo com o IBGE, sua população foi estimada em 23.623 habitantes, conforme dados de 2022 com área do município é de 468.060 km. 


Conceição é a segunda cidade com maior população do vale, de acordo com o IBGE, no ano de 2022 sua população era estimada em 18.260 habitantes. Área territorial de 579.432 km².


Da Redação