Plantão

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Ciência aponta nova explicação



Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Agora, uma das questões fundamentais da ciência tem uma nova resposta. Um estudo publicado na revista científica Nature revela que os primeiros ancestrais das aves e dos répteis podem ter gerado filhotes vivos, em vez de depositar ovos. E isso muda a ideia mais aceita até agora.


A nova descoberta contraria a teoria de que o ovo veio primeiro. Para alguns cientistas que parte da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.


A questão, no entanto, é complicada e não há um consenso. O novo estudo aponta que pássaros, crocodilos e tartarugas apresentam ovos de casca dura em suas origens, enquanto mamíferos e répteis marinhos extintos apresentam em suas raízes a viviparidade —quando o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe.


A nova resposta


Cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, foram os responsáveis pelo estudo recente. No artigo publicado pela revista britânica, o professor Michael Benton afirmou:

"A análise evolutiva indica retenção prolongada de embriões e viviparidade à medida que os tetrápodes (vertebrados terrestres) conquistaram totalmente a terra".


A pesquisa ainda aponta que "essa proteção adaptativa dos pais deu a eles a vantagem sobre a desova dos tetrápodes anteriores". Com isso, chegou-se à conclusão de que algumas espécies que põem ovos, como as galinhas, podem ter evoluído de ancestrais que davam à luz filhotes vivos, ou seja, vivíparos. Dito de outra forma, é possível que a galinha tenha descendido de um animal que não botava ovo.


Portanto, botar ovos com casca dura foi um ponto importante no processo evolutivo das espécies conhecidas como amniotas — cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica.


Os ovos, no caso, eram postos por ancestrais muito distantes da galinha — os dinossauros — e, por isso, elas teriam vindo antes do ovo.


Antes disso, uma outra linha de raciocínio desenvolvida numa pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwick, em 2010, já havia descoberto que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários desta ave. Deste jeito, também afirmava que o ovo só poderia ter vindo depois da galinha.


UOL