Declaração foi dada pelo petista durante lançamento do Plano Safra
Durante o evento de divulgação do plano de financiamento da agricultura e da pecuária empresária, conhecido como Plano Safra, nesta terça-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “o problema da Venezuela com o povo venezuelano é da Venezuela”.
A fala de Lula foi dada enquanto falava sobre superávit de US$ 4 bilhões que o país tinha com a nação vizinha na balança comercial. O petista também declarou que o Brasil “retrocedeu” e voltou a falar sobre bloqueios diplomáticos impostos ao país e Maduro.
“Esse país retrocedeu”, reclamou Lula. “O problema da Venezuela com o povo da venezuelano é da Venezuela. Eu quero saber que a gente tinha um superávit de US$ 4 bilhões com a Venezuela e que nós precisamos recuperar para exportar nossos produtos e comprar alguma coisa que eles possam nos vender”, afirmou o presidente brasileiro.
Ao contrário do que diz Lula, Tribunal Internacional retoma investigação contra a Venezuela
O Tribunal Penal Internacional (TPI) autorizou a reabertura da investigação por crimes contra a humanidade na Venezuela ocorridos em 2017. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 27, quando o TPI reconheceu que o ditador Nicolás Maduro não adotou medidas suficientes para apurar as denúncias.
Em um comunicado, o TPI informou que as ações tomadas “não refletem suficientemente o escopo da investigação pretendida” e que as investigações venezuelanas parecem estar focadas em criminosos de “baixo escalão”. O TPI procura processar os comandantes superiores, considerados responsáveis por crimes.
Joédson Alves/Agência Brasil