Plantão

Rei Charles III é coroado na Abadia de Westminster; VEJA VÍDEO!


(Foto: Reprodução)

Uma nova era se inicia no Reino Unido neste sábado (6/5): o rei Charles III foi coroado após 70 anos de espera. O monarca chega ao poder com o desafio de manter uma instituição milenar alinhada com os tempos modernos.

Charles e a rainha Camilla entraram na Abadia de Westminster pontualmente às 7h. O percurso entre o Palácio de Buckingham e a igreja demorou 40 minutos. O casal completou o trajeto dentro da Carruagem de Estado do Jubileu de Diamante.

Após a Procissão do Rei e da Rainha pelas ruas de Londres, começou um novo cortejo até o altar da abadia. Líderes e representantes religiosos entraram na frente e depois os primeiros-ministros ou governadores-gerais dos reinos de Charles III. O primeiro-ministro inglês, Rishi Sunak, fez o cortejo ao lado de sua esposa, Akshata Murty.

Eles foram seguidos pela procissão composta por duques, marqueses e condes. O grupo carregou os símbolos importantes para os reinos e também as regalias usadas na cerimônia: Coroas, cetros, hastes, orbe, espadas, esporas e anéis. Os itens simbolizam o serviço e as responsabilidades do monarca. O general Gordon Messenger entrou na Abadia de Westminster segurando a coroa St Edward, a mais importante da cerimônia.

Charles e Camilla cruzaram a abadia usando capas de Estado. O atual monarca escolheu a mesma peça confeccionada para o coroação de seu avô, o rei George VI, em 1937. O item usado por Camilla foi originalmente criado para a coroação da rainha Elizabeth II, em 1953. A capa precisou de alguns leves ajustes e consertos para ser desfilada novamente.

O casal escolheu seus respectivos netos para segurarem a capa na entrada da abadia. O príncipe George, o terceiro na linha de sucessão, entrou na igreja atrás do rei. É a primeira vez que um herdeiro do trono britânico que ainda é criança teve um papel tão importante em uma coroação. Charles tinha apenas 4 anos, em 1953, quando a mãe ascendeu ao trono mas não assistiu à cerimônia completa na Abadia de Westminster, e Elizabeth, que tinha 11 anos em 1937, participou apenas como ouvinte da investidura do pai.

O rei e a rainha começaram a cerimônia sentados nos Tronos de Estado. As peças foram confeccionadas para a coroação da rainha Elizabeth, em 1953. Artesãos restauraram os móveis para serem usados por Charles e Camilla: eles retiraram a madeira na base com as iniciais de Elizabeth e bordaram o brasão do atual monarca no veludo do encosto.

Após o casal se sentar, o arcebispo de Canterbury anunciou a presença do rei para a congregação. Depois de orações e cantos, Charles leu um juramento para os presentes e prometeu servir ao povo do Reino Unido.

A parte mais importante da cerimônia é chamada de “A Unção”. O deão de Westminster derramou na Colher da Coroação o óleo sagrado guardado na Ampola Real. A unção de Charles foi reservada. Esse é considerado o momento sagrado entre o monarca e Deus, por isso, um dossel escondeu o soberano dos presentes e das câmeras para preservar a santidade do gesto. No momento secreto, o arcebispo passou o líquido nas mãos, peitos e cabeça do monarca enquanto fez uma oração.

O painel escolhido para proteger Charles durante o ato foi criado pelo artista Aidan Hart. O desenho central é uma árvore e cada folha representa os 56 países que fazem parte do Commonwealth. O cifrão do rei está posicionado no pé do tronco e simboliza o papel do monarca em servir o seu povo. O design escolhido pelo rei é inspirado nos vitrais da Capela Real do Palácio de St James.

Durante a cerimônia, os três lados do dossel foram segurados por militares que fazem parte da segurança do rei Charles e por membros das guardas dos países do Reino Unido.

Depois da unção, aconteceu a cerimônia de investidura. O arcebispo de Canterbury oferece as regalias ao monarca que, em seguida, são posicionadas em cima do altar. Antes de começar o rito, Charles veste o Colobium Sindonis, uma túnica de linho branca. O rei escolheu a mesma peça do seu avô materno, o rei George VI. Por cima da camisola, o monarca colocou a Supertúnica Dourada, criada em 1911 para a coroação do rei George V.

Para adornar as vestes, Charles escolheu o Cinto da Coroação – também usado pelo seu avô materno – para guardar a Espada do Monarca, que representa a proteção dos bons e a punição do mal.

Em um momento esperado da cerimônia, William, o príncipe de Gales, ajudou o pai a se vestir com o Manto Imperial, costurado em 1821 para a coroção do rei George IV. Por fim, o rei vestiu a Luva da Coração na mão direita, a mesma usada por seu avô.

Durante a unção e a investidura, Charles vai sentou-se no Trono de St. Edward. A cadeira de 700 anos foi usada pela primeira vez na coroação do rei Edward II. A peça foi criada para guardar a Pedra da Coroação, que foi retirada da Escócia em 1296 e utilizada em 38 cerimônias do tipo.


Créditos: Metrópoles