Plantão

ONU repudia ataques racistas contra Vinicius Júnior e cobra ações de entidades esportivas



A Organização das Nações Unidas (ONU) se manifestou nesta quarta-feira, 24, contra os ataques racistas ao brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid – o último caso ocorreu no domingo, 21, quando torcedores do Valencia chamaram o atacante de “macaco”. Alto comissão da entidade para os Direitos Humanos, Volker Türk afirmou que os episódios são um “lembrete gritante” do racismo que ainda existe no esporte. 


Além disso, o austríaco cobrou ações de entidades esportivas e até governamentais. “Eles (a Espanha) começaram a prender pessoas de forma muito rápida, mas também precisamos que quem organiza eventos esportivos leve essa questão muito a sério”, disse. “Está mais do que óbvio que precisamos olhar para a questão dos direitos humanos de uma forma mais ampla”, acrescentou. À imprensa, o representante da ONU também declarou que a organização irá redigir protocolos de como agir em casos de ataques racistas em eventos esportivos em geral. 


Até o momento, a policia espanhola prendeu sete pessoas por crime de ódio contra Vini Júnior, sendo que três homens já foram liberados. A Federação Espanhola também multou o Valencia e interditou parte de seu estádio, o Mestalla.


Jovem pan