Plantão

Após dizer que Zelensky “não pode querer tudo”, Lula afirma que Putin não pode ficar com ‘terreno’ da Ucrânia e critica EUA



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou nesta quinta-feira (6/4), em café da manhã com jornalistas, que a guerra entre Rússia e Ucrânia “já passou da conta”.

Ele também disse estar “convencido” que os dois países estão esperando apenas que um ator externo os chame para negociar um acordo de paz e defendeu que as duas nações precisam ceder.

“O (Vladmiri) Putin (presidente russo) não pode ficar com o terreno da Ucrânia. Talvez não se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, vai ter que repensar. O Zelensky (presidente ucraniano) não pode também querer tudo que ele pensa que vai querer. A Otan não vai poder se estabelecer na fronteira.”, afirmou.

Lula ressaltou que, na viagem que fará a China, pretende conversar com o presidente Xi Jiping para construir um grupo que negociará a paz. “Agora está começando a se ter a conversa que deveria ter sido feita um ano atrás”, disse.

Erro dos EUA e União Europeia

O presidente brasileiro avaliou que houve um erro estratégico dos Estados Unidos e países da União Europeia de terem entrado na guerra entre Rússia e Ucrânia, sem antes esgotar as negociações pela paz.

“O Brasil defende a integridade territorial de cada nação. Não concordamos com a invasão da Rússia na Ucrânia. Agora, nós achamos que o mundo desenvolvido, sobretudo a União Europeia e os Estados Unidos, não poderia ter aceitado entrar na guerra da forma como entraram, com rapidez, sem antes gastar muito tempo tentando negociar. E negociar a paz é muito complicado”, afirmou Lula.

Créditos: Metrópoles/Igor Gadelha /  Foto: Reprodução