Plantão

8 de janeiro: Lula tinha conhecimento da participação do chefe do GSI, diz Marcel van Hattem



Deputado federal pelo Partido Novo do Rio Grande do Sul reforça que há elementos para o presidente da República sofrer processo de impeachment


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha conhecimento da presença do então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto no momento da invasão ocorrida no dia 8 de janeiro. É o que afirma o deputado Marcel van Hattem, do Partido Novo do Rio Grande do Sul.


Em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, van Hattem reforçou, ainda, que há elementos para Lula responder a um processo de impeachment. Nesse sentido, ele foi além de comentar o ocorrido no 8 de janeiro. De acordo com ele, o petista tem promovido perseguição ao senador Sergio Moro(União-PR) e a mulher dele, a deputada federal Rosângela Moro (União-SP).


O deputado afirmou, nesse sentido, que já havia protocolado pedido de impeachment de Lula após declarações feitas pelo presidente da República contra o atual senador e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.


Durante a entrevista, Marcel van Hattem também teceu criticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), sobretudo ao ministro Alexandre de Moraes. Para o parlamentar, a Corte tem agido de forma diferente em relação a ações promovidas por aliados do governo e de membros da oposição. “Vivemos uma ditadura do STF”, afirmou o parlamentar gaúcho.


Assista à integra da entrevista com o deputado federal Marcel van Hattem