Plantão

Os pais dela eram contra o namoro. “O pai e a mãe não aceitavam esse relacionamento”; Disse o Tio da Yanny



A jovem vereadora Yanny Brena , 26 anos, foi médica e política brasileira eleita presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte em novembro de 2022. Filiada ao PL, a parlamentar foi a segundo mulher comandar a presidência da Câmara Municipal da cidade e ficaria no cargo até final de 2024.


Yanny Brena é irmã do deputado federal Yury do Paredão (PL) e foi eleita com 3.956 votos, com a segunda maior votação na cidade. Quando concorreu à presidência da casa em uma chapa única, foi eleita com 16 dos 21 votos parlamentares.


À época, Yanny agradeceu nas redes sociais pela conquista do cargo. 


“Juazeiro do Norte é uma cidade que inspira trabalho e respira grande potencial. E, hoje, estou aqui para reafirmar todo meu compromisso com os munícipes, agora como presidente da Câmara Municipal. Não perderemos tempo e já vamos atuar nos interesses da coletividade, visando sempre o que a nossa população mais necessita. Muito honrada e agradecida em ser a segunda mulher a presidir à Casa Legislativa”, escreveu Yanny.


Investigação preliminar



Yanny Brena e o namorado, Rickson Pinto, foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira (3) na casa onde moravam no interior do Ceará.


Por volta das 9h da manhã equipes da Perícia Forense chegaram à residência do casal e iniciaram as primeiras apurações sobre o caso. Segundo a polícia, uma funcionária que trabalhava para o casal foi a primeira pessoa a encontrar os corpos e comunicou às autoridades. Outras informações preliminares sugerem que haviam cordas junto aos corpos, que foram encontrados de mãos dadas.  


A causa oficial da morte ainda não foi divulgada. A perícia deve ser concluída em até 30 dias.


Namorado escreveu mensagem para vereadora exatamente um ano antes da tragédia.



Yanny Brena, vereadora em Juazeiro do Norte, e Rickson Pinto estavam juntos há pouco mais de um ano. Principal linha de investigação da polícia é que o caso trata-se de um feminicídio seguido de suicídio.

Exatamente um ano antes dos corpos serem encontrados, o jovem Rickson Pinto, namorado da vereadora de Juazeiro do Norte Yanny Brena, publicou uma foto com ela em uma rede social em que deseja que ambos consigam “ser luz para não se abater com os que nasceram no escuro”. A postagem foi realizada no dia 3 de março de 2022, um ano antes de os dois serem encontrados sem vida na sala da casa onde moravam em Juazeiro do Norte, no Ceará.

“Que a gente consiga manter o nosso espírito sempre forte, para não se contaminar com a negatividade do mundo. Que a gente consiga ser luz, para não se abater com os que nasceram no escuro. Te amo”, escreveu Rickson na legenda. 

A polícia apura se a vereadora Yanny Brena Alencar Araújo havia tentado terminar o relacionamento com o jovem dias antes. 

Conforme informações repassadas por uma fonte da polícia à TV Verdes Mares Cariri, afiliada da Globo, desde domingo (26) a vereadora tentava encerrar o relacionamento, porém Rickson não aceitava o término. 

A principal linha de investigação da polícia é que o caso trata-se de um feminicídio seguido de suicídio. Quase 20 pessoas, entre amigos e familiares do casal, já foram ouvidas pela polícia na apuração sobre o caso.

O casal estava junto há pouco mais de um ano e morava na casa da vereadora, no Bairro Lagoa Seca, em Juazeiro, onde os corpos foram encontrados. 

De acordo com Carlos Gilvan, tio da vereadora, os pais dela eram contra o namoro. “Ela saiu de casa com esse rapaz e o pai e a mãe não aceitavam esse relacionamento”, disse o tio da vítima.


TV Verdes Mares com Ultimo Segundo /  Foto: Divulgação