Plantão

OTAN critica planos ‘perigosos’ de Putin de armas nucleares na Bielorrússia



A OTAN criticou Vladimir Putin pelo que chamou de sua retórica nuclear “perigosa e irresponsável” depois que o presidente russo anunciou que seu país colocaria armas nucleares táticas na Bielorrússia.


Putin disse no sábado (26) que a implantação foi semelhante aos movimentos dos Estados Unidos, que armazenam tais armas em bases na Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda e Turquia – uma analogia que os aliados ocidentais chamaram de “enganosa”.


Com o aumento do temor de uma guerra nuclear desde que a Rússia lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, os especialistas acreditam que qualquer ataque russo provavelmente envolveria armas de campo de batalha de pequeno porte, descritas como “táticas”, em oposição a armas “estratégicas” de alta potência. armas nucleares de longo alcance alimentadas.


A Ucrânia disse que está buscando uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para combater a “chantagem nuclear” da Rússia.


“A Ucrânia espera ações efetivas para neutralizar a chantagem nuclear do Kremlin do Reino Unido, China, Estados Unidos e França”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia no domingo.


“Exigimos que uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU seja imediatamente convocada para esse fim”, acrescentou.


A OTAN também se juntou às críticas, com a porta-voz Oana Lungescu dizendo que “a referência da Rússia ao compartilhamento nuclear da OTAN é totalmente enganosa. Os aliados da OTAN agem com total respeito por seus compromissos internacionais.”


Lungescu também criticou o anúncio da Rússia como “perigoso e irresponsável”.


No entanto, ela disse que os aliados ocidentais ainda não “viram nenhuma mudança na postura nuclear da Rússia que nos levasse a ajustar a nossa”.


No sábado, Putin anunciou que a Rússia colocaria armas nucleares táticas na vizinha e aliada Bielorrússia “sem violar nossos acordos internacionais de não proliferação nuclear”.


Gazeta Brasil /  Foto: Daniel Diaz