Plantão

VÍDEO! Lula ‘ignora’ crime organizado e faz duras críticas à polícia, fala em “brutalidade policial”



Lula criticou nesta quarta-feira (15) a violência policial e disse que, em muitas situações, o único braço do Estado que está nas periferias é somente as forças de segurança pública. O petista também falou que os baixos salários da classe ‘não vai resolver os problemas de seguranaça pública no Brasil’.

Lula disse que a sociedade e a polícia tem medo uma da outra e que em muitas regiões do país, a PM é vista como “agressora”. A declaração ocorreu durante o relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), criado em 2007, no Palácio do Planalto com a presença de um público composto por políticos, representantes de movimentos sociais e de policiais militares e federais e diferentes regiões do Brasil. 

“Quanto mais polícia você tem menos estado você vê”, disse o petista após criticar o desmonte do Pronasci nos últimos anos. Entre os eixos de recriação do programa está reformulação do Bolsa-Formação, destinado à qualificação profissional dos operadores da segurança pública dos Estados, Distrito Federal e Municípios.   

O mandatário falou sobre a importância de se revisar os cursos de formação de policiais e se investir nos serviços de inteligência contra a criminalidade. “O estado, muitas vezes está presente na periferia com a polícia e, muitas vezes é para bater”.

O petista condenou a prisão de jovens negros no país ao dizer que existe uma questão estrutural no país e de desigualdade que precisa acabar. Lula afirmou que quem tem mais condições e a depender da cor da pele, a pessoa não fica presa.  

“A sociedade não está precisando de mais polícia, mas de mais estado”.