Plantão

Gaeco e Polícia Civil prendem delegado e advogada, acusados de esquema para soltar presos envolvidos no tráfico, na Paraíba



Uma operação da Polícia Civil em parceria com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, realizada na manhã desta sexta-feira (10), prendeu um delegado e uma advogada acusados de envolvimento com soltura de presos envolvidos com tráfico de drogas na Paraíba. Conforme informações obtidas com exclusividade pelo Portal ClickPB, um escrivão também foi preso.


Segundo apurou a reportagem do www.clickpb.com.br, o delegado preso é Luiz Carlos Monteiro Guedes. A prisão foi realizada no bairro do Sesi. Monteiro já atuou em diversas delegacias do estado. Já o escrivão trata-se de Marlon Feitosa de Vasconcelos. 


A advogada, Elane Chesman de Albuquerque Fernandes, seria responsável por coletar propina a agentes públicos. Para isso, de acordo com informações obtidas pelo ClickPB, ela utilizaria uma maquineta de cartão de crédito para possibilitar, por exemplo, o parcelamento das propinas. As propinas eram pagas com objetivo de não serem realizados os autos de prisão em flagrante e demais atos. 


Além da advogada, do delegado e do escrivão, outros seis policiais civis são alvos da operação. Entre os municípios onde ocorre a ação estão João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Jaboatão dos Guararapes (PE). Em João Pessoa, a Proditor realiza buscas no bairro dos Bancários. Estão sendo investigados os crimes de peculato, corrupção passiva e extorsão. 


De acordo com a Polícia Civil, em nota enviada à imprensa às 6h42,  os crimes tem penas máximas somadas que extravasam trinta anos de prisão. Ainda segundo a PC, a operação conta com a participação de 50 servidores, divididos entre 10 Delegados de Polícia Civil, 40 agentes e escrivães, além de vinte e seis integrantes do GAECO/PB. 


Da Redação