Plantão

‘Enlouquecida’: Gleisi Hoffmann quer que presidente do Banco Central peça demissão



Em uma entrevista concedida nesta quarta-feira (1º/3) à coluna, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu a demissão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, caso ele não renuncie voluntariamente. Hoffmann criticou a posição conciliatória que Campos Neto adotou em relação ao governo nas últimas semanas e pediu novamente a redução da taxa de juros, que ela considera fundamental para a retomada do crescimento.


O PT tem se mobilizado contra a atual gestão da autoridade monetária, principalmente em relação à taxa básica de juros, mantida pelo BC em 13,75% na última reunião do Conselho de Política Monetária, realizada em 1º de fevereiro. Lula já havia declarado anteriormente que irá reavaliar a autonomia do Banco Central em 2024, quando termina o mandato de Campos Neto.


De acordo com a Lei de Autonomia do BC, o afastamento do presidente do BC pelo presidente da República precisa ser aprovado pelo Senado. Hoffmann também criticou Fernando Haddad, ex-ministro da Fazenda, e mandou um recado para o atual ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.


 Foto: Antonio Cruz