Plantão

Cerca de 800 mil pessoas se alistaram para lutar contra os EUA, diz Coreia do Norte



A Coreia do Norte afirmou que cerca de 800 mil estudantes e trabalhadores se ofereceram para se juntar ou se realistar às forças armadas do país para lutar contra os Estados Unidos, informou um jornal norte-coreano neste sábado (18).


“O crescente entusiasmo dos jovens em se juntar ao exército é uma demonstração da vontade inabalável da geração mais jovem de exterminar impiedosamente os maníacos da guerra que fazem esforços de última hora para eliminar nosso precioso país socialista e alcançar a grande causa da reunificação nacional sem fracasso e uma clara manifestação de seu ardente patriotismo”, afirmou o jornal Rodong Sinmun, da Coreia do Norte.


O movimento acontece após o país lançar um míssil balístico intercontinental (ICBM) na última quinta-feira (16), em resposta aos exercícios militares feitos pelos Estados Unidos e Coreia do Sul.


A Coreia do Norte teria disparado o míssil no mar, entre a península coreana e o Japão, horas antes de o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, voar para Tóquio para participar de uma cúpula que discutiu formas de combater o Norte.


Os mísseis balísticos norte-coreanos são proibidos pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e o lançamento do ICBM pro parte do país foi criticado pelos governos de Seul, Washington e Tóquio.


Os exercícios militares feitos pelos EUA e pela Coreia do Sul, chamados de “Freedom Shield 23” (Escudo da Liberdade 23, na tradução literal), começaram na segunda-feira (13) e devem durar 11 dias, escalando a resposta às crescentes ameaças da Coreia do Norte a um nível que não era visto desde 2017.


Diante desse cenário, o presidente norte-coreano Kim Jong-un acusou os dois países de aumentar as tensões existentes.


G1