Plantão

Após contrariar Haddad pela alta de impostos, Gleisi cobra revisão de dividendos “indecentes” da Petrobras



Após atacar publicamente a possibilidade de retomada de tributos federais sobre gasolina e etanol – que acabou se concretizando –, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, voltou ao Twitter na terça-feira (28) para cobrar uma revisão da política de distribuição de dividendos da Petrobras, que chamou de “indecente”. Ela também reiterou as críticas à atual política de preços de combustíveis da empresa, baseada na paridade do valor das importadoras.


“Agora é construir na Petrobras uma política de preços mais justa, acabar com PPI [preço de paridade de importação] e rever a indecente distribuição de dividendos da empresa para ela voltar a investir e fazer o Brasil crescer”, escreveu.


Na sexta-feira (24), às vésperas do fim do prazo de isenção de PIS, Cofins e Cide sobre gasolina e etanol, ela veio a público defender que os combustíveis não fossem reonerados, contrariando a posição do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Também no Twitter, ela declarou não ser contra a taxação de combustíveis, mas que acabar com a isenção neste momento seria “penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha.”


O impasse acabou com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela retomada da cobrança dos tributos a partir desta quarta-feira (1º), porém com alíquota inferior à que era recolhida no ano passado, antes da isenção. Além disso, a Petrobras anunciou uma redução no preço da gasolina às distribuidoras.


Créditos: Gazeta do Povo /  Foto: EVARISTO SA/AFP/JC