Plantão

Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba realiza audiência pública em Conceição



A Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba realizou, nessa quarta-feira (15), uma audiência pública no município de Conceição, no sertão do estado. O evento foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores, que ficou lotado com a presença de cidadãos, de prefeitos das cidades que compõem a Promotoria de Justiça (Mangueira, Santa Inês, Ibiara e Conceição), membros do poder legislativo e representantes de secretarias municipais, conselhos da criança (CMDCA) e tutelares, serviços de assistência sociais e de representantes da sociedade civil.

O ouvidor do MPPB, procurador de Justiça Aristóteles de Santana Ferreira, abriu a audiência agradecendo o promotor de Justiça de Conceição, Levi Emanuel Monteiro de Sobral, pelo empenho em organizar a presente audiência. Ele também fez esclarecimentos sobre a audiência, sobre a missão da Ouvidoria e a sua importância no âmbito do Ministério Público e da promoção de diversos serviços e atendimentos dedicados a toda sociedade, acolhendo assim o público em geral em seus inúmeros anseios e questões.

O promotor de Justiça Levi Emanuel Monteiro de Sobral agradeceu ao presidente da Câmara Municipal de Conceição pela cessão do ambiente para a realização da audiência. Ele também salientou a explanação do ouvidor que explicou que a função do órgão não é só de ouvir, mas também de compreender as problemáticas trazidas e dar os encaminhamentos necessários, a fim de dar maior eficácia a atuação do Ministério Público da Paraíba.

Participação

O ouvidor Aristóteles Santana franqueou a palavra aos presentes, seja na condição de autoridade, seja na de cidadão. Entre os assuntos tratados na audiência estiveram o pagamento do seguro safra aos agricultores locais, a falta de água, a criação de conselho municipal para compra da merenda escolar, a construção de um cemitério em Conceição, a quantidade de lixo nas ruas do bairro da Liberdade, em Conceição.

Também foram debatidos o problema do tráfico de drogas na região, melhorias nas ruas, animais soltos nas pistas, em Ibiara; aquisição de medicamentos; o problema de menores de 18 anos pilotando motocicletas, entre outros.

Ainda na audiência, o trabalho do promotor Levi Emanuel Sobral foi elogiado, destacando-se o esforço feito para tentar resolver os problemas levados ao Ministério Público, bem como o trabalho quanto ao caso de um paciente, que após atuação do MP, teve disponibilizado pelo estado uma UTI aérea, serviço nunca visto no vale do Piancó.

Por fim, após a entrega dos folders informativos, o secretário dos trabalhos, Glebson Robério Leite de Souza, explicou os mecanismos de acesso pela população a Ouvidoria do MPPB para apresentação de suas manifestações, informando que a Ouvidoria conta com a plataforma digital, através de acesso ao site do Ministério Público da Paraíba, como também através de WhatsApp, e-mail e telefone fixo. Ele realçou ainda que todas as manifestações devem vir com a maior quantidade de informações possíveis e que todas terão os devidos encaminhamentos aos órgãos de execução.


Assessoria