Plantão

Lula critica autonomia do Banco Central, diz que vai reavaliar medida e provoca prenúncio de catástrofe



O ex-presidiário Lula (PT), declarado presidente eleito do Brasil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou, em cadeia nacional, na quinta-feira (2), que vai reavaliar a autonomia concedida ao Banco Central.


Criticando a atual taxa de juros em 13,75% da instituição financeira, Lula se referiu ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, como "esse cidadão" e disparou:

"Quero saber do que serviu a independência (do Banco Central). Eu vou esperar esse cidadão (Campos Neto) terminar o mandato dele pra gente fazer uma avaliação do que significou o Banco Central independente" - avisou.
"O que acontece é que a gente conversava. Esse país está dando certo? Esse país está crescendo? O povo está melhorando de vida? Não. Então, eu quero saber de que serviu a independência" - acrescentou.

Descontente com uma meta de inflação projetada pelo BC em torno de 3,7%, Lula adiantou que seu governo não conseguirá chegar no índice proposto pelo banco. 

- Uma inflação de 4,5% no Brasil, de 4%, é de bom tamanho, se a economia crescer. Agora, você faz uma meta que é ilusória. Você não a cumpre e, por conta disso, você fica prejudicando o crescimento do país - alegou.

O ex-condenado da Lava Jato pedirá ajuda dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), agora, seus aliados, para rever a medida proposta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas, até lá, Campos Neto continua no comando do BC até dezembro de 2024.

As críticas de Lula à autonomia do Banco Central (BC) geraram reação negativa imediata.

“Minha divergência é que nesse país se brigou para ter um BC independente achando que ia melhorar o quê?”, disse Lula.

E completou:

“É uma bobagem achar que vai fazer mais do que quando o presidente indicava”, disse, acrescentando que, mesmo com BC independente, os juros e a inflação continuam altos.

A independência, ou autonomia, do BC foi estabelecida por lei sancionada em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro após aprovação do Congresso.


Jornal da cidade online