Plantão

Espécie de 100 milhões de anos! Pescadores fisgam peixe raríssimo considerado ‘fóssil vivo’



Pescadores do Alabama, nos Estados Unidos, ficaram abismados ao pescarem um peixe-jacaré gigante, classificado como extremamente raro. Cientistas apontam que a espécie conviveu com os dinossauros, e fósseis dele datam de 100 milhões de anos.


Em novembro passado, Keith Dees e o filho Huntley estavam em uma viagem de pesca. No trajeto, eles capturaram cantarilhos e achigãs, antes do pescador pai pegar algo realmente grande, como é possível ver pela imagem.


O animal é um peixe-jacaré (Atractosteus spatula), que resistiu por cerca de duas horas e meia. O animal era tão grande que bateu o recorde estadual de peso. “Quando surgiu, sabia que era grande, mas nem remotamente sabia que era um recorde estadual. Isso nunca passou pela minha cabeça”, disse Keith ao site oficial do departamento de vida selvagem do Alabama.


O peixe tem 2,1 m e 73 kg — bem maior que a média da espécie, com 45 kg. Uma permissão especial do departamento deixou Keith levar o peixe para casa, onde ele virou uma refeição das grandes. Embora abundantes anteriormente, hoje os peixes-jacarés são considerados raros, e vistos em rios dos Estados Unidos a cada poucos anos.


R7