Plantão

ATENÇÃO! WhatsApp vai parar de funcionar em celulares mais antigos; Veja os modelos



O software determina de forma cada vez mais significativa a vida útil dos dispositivos eletrônicos, que também podem se tornar obsoletos tanto quanto a parte física. 


O problema não se restringe apenas ao sistema operacional do dispositivo, que envelhece de forma prematura, mas também aos aplicativos instalados, que por diversos motivos, precisam de um sistema capaz de suportar certas funções.


Esta semana o WhatsApp, um dos principais mensageiros do mundo, anunciou que a partir de 2023, não terá mais suporte a dispositivos mobile rodando um sistema operacional antigo.


Oferecer um aplicativo em dispositivos cujo sistema operacional não recebe mais suporte ou atualizações representa riscos de segurança, e os desenvolvedores do WhatsApp estão cientes disso. Portanto, a partir do no que vem, você precisará de um smartphone ou tablet com pelo menos Android 4.2 (Jelly Bean) ou iOS 12.1. Vale destacar que o Android 4.2 foi lançado em 2012, enquanto o iOS 12 em 2018, há apenas quatro anos.


Esses requisitos impedem que o aplicativo seja usado em alguns dispositivos móveis ainda em funcionamento, pois muitos usuários desconhecem os riscos que correm ao usar um dispositivo que não é mais compatível. Se funcionar e fizer o que deveria, o usuário geralmente não planeja trocar por um novo. 


A partir de 2023, os proprietários de smartphones que não são mais elegíveis terão que comprar um smartphone mais novo, caso contrário, serão forçados a abandonar o WhatsApp.


Para verificar a versão do seu sistema operacional, basta acessar as configurações do dispositivo e procurar o item correspondente.


Terra Brasil Notícias