Plantão

Polícia Federal divulga dados da Operação ‘Sol Nascente’, 13 pessoas presas, nove são da Paraíba



A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, deflagou na manhã desta sexta-feira (18) na Paraíba e em mais quatro estados, a Operação ‘Sol Nascente’, a qual teve o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, roubos e lavagem de dinheiro.


Os mandados efetuados durante a operação, foram expedidos pelo Juízo da Vara de Entorpecentes de Campina Grande/PB, nos estados de Paraíba, Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.


Em relação ao tráfico de drogas, foi possível identificar ao menos três grupos que atuavam no fornecimento de grandes quantidades de maconha (skunk), ecstasy e cocaína para outros traficantes de drogas, principalmente localizados no Estado da Paraíba.


No decorrer das apurações, a Polícia Federal descobriu que mais de R$ 500 milhões foi movimentado no período investigado e que parte destes valores estavam sendo lavados através da utilização de empresas com atuação em vários ramos. As contas bancárias utilizadas no esquema e o patrimônio identificados foram bloqueados por determinação judicial.

Foto: divulgação/Polícia Federal

RESULTADOS DA OPERAÇÃO

No final da tarde desta sexta-feira (18) a assessoria da Polícia Federal divulgou os dados da operação.

Conforme o relato, foram 182 contas bancárias bloqueadas; 21 mandados de prisão preventiva cumpridos, sendo 13 contra alvos que foram presos hoje e oito contra indivíduos que já estavam encarcerados por outros processos; quatro autos de prisão em flagrante lavrados, por armazenamento de drogas e porte de armas.

Dos 13 indivíduos que foram detidos nesta sexta-feira, nove são da Paraíba, dois de Pernambuco e dois do Amazonas.

APREENSÕES

Ao todo, foram apreendidos: R$ 40.000,00 em espécie; Jóias; quatro armas e munições (AM e PB); oito veículos, sendo: dois no Amazonas, um em Santa Catarina, um em Pernambuco, dois no Rio Grande do Norte e dois na Paraíba.

Os investigados deverão responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas ultrapassam 20 anos de reclusão.

A presente operação foi batizada de SOL NASCENTE em virtude de a principal praça de venda de drogas ser João Pessoa/PB.

 

Da Redação com Diário do Sertão