Plantão

Casemiro marca no fim, Brasil vence Suíça e avança às oitavas da Copa do Mundo



A seleção brasileira garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 nesta segunda-feira, 28, ao derrotar a Suíça por 1 a 0, no Estádio 974, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos. Mais uma vez, o Brasil parou no “ferrolho” adversário na etapa inicial, mas construiu o resultado no segundo tempo. Desta vez, o responsável por balançar a rede foi Casemiro, em jogada trabalhada por Rodrygo e Vinicius Júnior, já nos minutos finais. Com o resultado, a Amarelinha chega aos 6 pontos, abre três de diferença para os suíços e não pode ser alcançada por Camarões e Sérvia – ambas têm um ponto cada. Assim, a Canarinho volta a campo na próxima sexta-feira, 2, precisando de apenas um empate contra os camaroneses, no Lusail Stadium, para assegurar a liderança da chave G – a bola rola a partir das 16 horas (de Brasília). No mesmo horário, a “Cruz Vermelha” encara os sérvios, em busca de uma igualdade para também avançar ao mata-mata.


O Brasil encontrou dificuldades para superar o sistema defensivo suíço no primeiro tempo. Apesar de conseguir fazer várias recuperações no meio-campo e ter mais posse de bola, a seleção brasileira pouco criou. Com o zagueiro Éder Militão improvisado na vaga de Danilo, lateral-direito que está lesionado, a Canarinho concentrou seus ataques pelo outro lado. Pela esquerda, Vinicius Júnior insistiu bastante, arriscou jogadas individuais e sofreu faltas. A primeira e única boa finalização brasileira, inclusive, foi do atacante. Aos 26 minutos, o “Malvadeza” recebeu belo cruzamento de Raphinha e emendou chute de primeira, mas parou no goleiro Yann Sommer. O setor ofensivo da Amarelinha, no entanto, praticamente não funcionou. Escolhido para substituir Neymar, o meio-campista Fred foi discreto e não conseguiu se associar com os atacantes. Herói na vitória diante da Sérvia, Richarlison só foi acionado em uma oportunidade, em passe de primeira de Lucas Paquetá. O “Pombo”, porém, se atrapalhou no lance e não incomodou a Suíça na parte inicial.


Insatisfeito com o desempenho da seleção brasileira, Tite decidiu fazer uma alteração no intervalo e colocou Rodrygo no lugar de Lucas Paquetá. A substituição, a princípio, não surtiu efeito no Brasil, que ainda passou a conviver com ataques suíços – Xhaka e Vargas chegaram com perigo, mas foram bloqueados dentro da área. Percebendo que havia perdido o controle do jogo, o técnico brasileiro sacou Fred, dando a oportunidade para Bruno Guimarães fazer sua estreia em Mundiais. Com mais espaço para atacar, a Canarinho chegou a abrir o placar com Vinicius Júnior, seu melhor jogador. O atacante recebeu assistência de Casemiro e deslocou o arqueiro, mas o VAR pegou impedimento de Richarlison no início do lance. Retomando a posse de bola, a Amarelinha continuou com dificuldade para trocar passes por dentro e apostou em investidas pelos lados. Em uma delas, Rodrygo recebeu de Vinicius Júnior e tocou de primeira para Casemiro. Com a bola pingando, o volante emendou uma trivela, contou com desvio e viu a bola estufar a rede suíça, já aos 37 minutos. Sem fôlego para buscar uma reação, a “Cruz Vermelha” ainda quase viu o resultado ficar mais feio, mas contou com alguns erros dos atacantes brasileiros. No fim, festa no Estádio 974, que recebeu mais de 43 mil pessoas, sendo a maioria torcedores do Brasil.


Jovem pan