Plantão

Investigado, Governador de Alagoas aliado de Lula comprou 25 imóveis, parte deles em dinheiro vivo



O negócio envolveu 5 milhões de reais.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição, e aliado do ex-presidente Lula (PT), candidato à Presidência. Em depoimento obtido pela revista Veja, um empresário revelou que Dantas comprou 25 imóveis nos últimos dois anos — parte deles paga em dinheiro vivo.


Segundo o veículo, o  dono da Reycon Empreendimentos, Reynaldo Malta, que negociou a venda das propriedades ao governador, disse que recebeu o pagamento em carregamentos de dinheiro. O negócio envolveu 5 milhões de reais.


Em 13 de outubro deste ano, com maioria absoluta no STJ, Dantas foi afastado do seu cargo até 31 de dezembro. O governador de Alagoas foi alvo da Operação Edema, do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) no Estado, por ser suspeito de comandar um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa. Trata-se de um desvio de R$ 54 milhões por meio de funcionários fantasmas na Casa.


Ainda de acordo com a revista, À Polícia Federal, Malta disse uma rotina em que “pagamentos em dinheiro” eram efetuados por meio do segurança José Carlos Leite de Araújo, que ia até a sede da Reycon com valores de 60.000 reais a 80.000 reais. O empresário disse aos investigadores que depositava os valores na conta da empresa, de forma fracionada, de até 10.000 reais.


Cerca de oito fotos mostram como aconteciam os saques e depósitos que faziam parte do suposto esquema de corrupção do governador de Alagoas. 


As imagens integram um inquérito sigiloso que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foram divulgadas pela revista Veja neste sábado (22). Nas fotos, é possível observar que os seguranças de Dantas faziam saques nos caixas eletrônicos em nome de trabalhadores laranjas da Assembleia Legislativa do Estado.


Na operação policial de que foi alvo, o aliado de Lula e do senador Renan Calheiros (MDB-AL), teve apreendidos 100.000 reais em casa e 14.000 reais com ele em um hotel em São Paulo. Outros 150.000 reais foram descobertos na casa de um cunhado de Dantas.