Plantão

"Enquanto o povo foge da ditadura", Presidente da Argentina vem ao Brasil para se encontrar com Lula



É a 1ª reunião internacional do petista depois da eleição do último domingo.


O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fará uma visita-relâmpago ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (31). Ele virá a São Paulo (SP) para se encontrar com o petista, que superou Jair Bolsonaro (PL) no segundo da eleição presidencial por uma vantagem de 2,1 milhões de votos.


Quando ainda era candidato à Casa Rosada, Fernández visitou Lula na prisão, em Curitiba (PR), quando o ex-presidente estava cumprindo pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Durante o governo Bolsonaro, manteve uma relação muitas vezes considerada apenas protocolar com Brasília.


Nesta segunda (31), em entrevista a uma rádio, o argentino comentou sobre as desavenças com o governo brasileiro ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a volta de Lula permitirá a retomada das relações entre os dois países.


“Durante todos esses anos, fiquei quieto com relação às provocações que recebi do governo do Brasil, porque sei que a relação entre a Argentina e o Brasil deve ser indestrutível independente de quem governe”, declarou. “O vínculo com o Brasil será muito mais profundo, realista e sincero, e isso não é pouca coisa”, completou.


Já pensando em projetos futuros, Alberto Fernández sugeriu que fosse construído um bloco entre Brasil, México e Argentina, as três maiores economias da região que passam a ser governadas pela esquerda com a volta de Lula ao Planalto.


“Ele [Lula] é um homem que entende as necessidades da região, e particularmente a situação da Argentina. É muito fácil falar com ele dos problemas que a Argentina tem porque sempre encontro compreensão de seu lado”, avaliou.


Terra Brasil Notícias