Plantão

Confira como foram as manifestações pelo Brasil neste 7 de Setembro



Neste 7 de setembro, data que o Brasil celebra 200 anos do Dia da Independência, manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), estão marcadas para diversas capitais brasileira, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. A expectativa é que o mandatário compareça nos eventos e faça discursos inflamados, a menos de 30 dias das eleições de 2022. Entre os organizadores e participantes, a defesa é que a data é símbolo do patriotismo brasileiro e deve ser palco de manifestações em defesa da liberdade e de tradicionais bandeiras, como “Deus, pátria e família”. Na prática, no entanto, os primeiro atos são marcados por cartazes pedindo fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), voto impresso e retirada de ministros da Suprema Corte. Em Belo Horizonte, a manifestação acontece na Praça da Liberdade, onde os participantes ecoam críticas ao sistema eleitoral brasileiro e pedidos de “voto impresso auditável” e de uma contagem pública dos votos. O 7 de setembro também é marcado pela 28ª edição do Grito dos Excluídos, que acontece em cidades como Maceió, Recife, Goiânia, Natal, Vitória, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Confira abaixo a cobertura especial do Portal da Jovem Pan sobre as manifestações em todo o Brasil:

17h46 – Jovem Pan encerra a cobertura especial deste 7 de setembro

Obrigada por nos acompanhar.


17h25 – Manifestantes do Rio de Janeiro e São Paulo iniciam a dispersão 

As duas capitais brasileiras concentraram os maiores atos deste 7 de setembro. No Rio, a estimativa era de 1,5 milhão de participantes, mas público ficou em cerca de 1 milhão.


17h15 – Vídeos mostram multidão em Copacabana


16h45 – Manifestantes pedem destituição de ministros do STF

Em diferentes manifestações pelo Brasil neste 7 de setembro, a destituição dos ministros do Supremo tribunal Federal (STF) foi uma das pautas dos participantes das manifestações pró-governo. Em São Paulo, por exemplo, cartazes pediam que a Suprema Corte “deixe o presidente governar”, enquanto outras faixas faziam pedidos diretos de intervenção de Jair Bolsonaro no Judiciário “Presidente Bolsonaro, nós o povo, exigimos a destituição dos ministros do STF”, dizia cartaz.

comemorações bicentenário Brasil

Apoiadores do presidente brasileiro Jair Bolsonaro fazem ato em São Paulo


16h30 – Bolsonaro discursa em Copacabana e fala em ‘jogar nas quatro linhas da Constituição’

“O nosso governo respeita a carta de democracia, que é a Constituição. O outro lado que assina cartinha não respeita a Constituição. A imprensa, por mais que possa errar, defenderei o direito de imprensa livre. Tenho orgulho do nosso mandato fazer ressurgir o patriotismo no Brasil. Hoje quando ando pelo Brasil sempre vejo uma bandeira. Somos um grande país, temos tudo para realmente decolar. Estamos trabalhando, vocês sabem o que está acontecendo. O nosso governo não permite qualquer controle das mídias sociais, elas vieram para libertar a população. Esperem a reeleição para ver se todos não vão jogar nas quatro linhas da Constituição. (…) Como vocês sabem como é difícil como presidente estar defendendo esse bem maior, que é a nossa liberdade. Ela não tem preço. Se você perder um bem, pode recuperar, se tiver liberdade. Compare o Brasil com Venezuela, Argentina e Nicarágua, o que em comum eles têm, todos chefes da nação são amigos do quadrilheiro. Não vamos voltar à cena do crime, esse tipo de gente tem que ser extirpado da vida pública. (…) Hoje estive com os empresários acusados de golpistas. Estamos ao lado dessas pessoas que nada mais tiveram do que sua privacidade violada. Nós queremos que vocês tenham cada vez mais liberdade. Nesse momento de decisão e vocês sabem que somos escravos das nossas decisões devem ver a vida pregressa. Tenho certeza que vocês sabem o que devemos fazer para que o Brasil continue no caminho que estava. “, disse o mandatário.


16h22 – “Essa é a celebração da família brasileira, da decência, do trabalho, do esforço”, diz Ricardo Salles

Ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (PL) também participa de ato na Avenida Paulista. Em sua fala, ele fez um aceno à família e pediu que tocassem o hino da independência. “Essa é a celebração da família brasileira, da decência, do trabalho, do esforço.”


16h15 – Cláudio Castro ataca governo do PT e pede votos para Bolsonaro

Em fala em manifestação no Rio de Janeiro, candidato à reeleição no Estado, Cláudio Castro (PL) disse que Rio “é verde e amarelo”. “Eles (os petistas) deixaram esse país com 14% de desempregados. Quem gerou emprego foi Jair Messias Bolsonaro. Quem vacinou e combateu a pobreza, com auxílios, foi Bolsonaro. No dia 2 (de outubro), o Rio vai mostrar que quis mudanças.


15h50 – Em Ipatinga, manifestantes fazem motocarreata e defendem liberdade

Manifestantes fizeram uma motocarreata em Ipatinga, cidade localizada no Vale do Aço, em Minas Gerais. Vestidos de verde e amarelo e ao som do hino nacional, milhares de veículos participaram da ação. No parque Ipanema, lideranças regionais comemoraram a realização do evento e falaram em defesa da liberdade.


15h31 – Confira fotos das manifestações do 7 de setembro em todo Brasil


15h20 – ‘Lula, ladrão, seu lugar é na prisão’, ecoam manifestantes na Avenida Paulista

Manifestantes gritam ‘Lula, ladrão’, seu lugar é na prisão’ em coro na Avenida Paulista. No microfone, organizadores defendem agronegócio e criticam polarização no Brasil. “Nós temos que estar unidos. Chega de separar um lado do outro, o preto do branco, o podre do rico, o funcionário do patrão. Todos somos brasileiros, patriotas e lutamos pelo progresso do país”, disse uma apoiadora no microfone. “Ninguém quer ser Venezuela, Cuba, Argentina ou Colômbia”, completou.


15h05 – Um milhão de pessoas se reúnem em Copacabana para ato pró-governo

Segundo organizadores do ato, cerca de 1 milhão de pessoas estão espalhadas pela orla para o ato pró-governo. Expectativa é que o discurso do presidente Jair Bolsonaro comece em instantes. Participantes se reúnem na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de Bolsonaro, atual governador Cláudio Castro, deputado federal Daniel Silveira e outros políticos também compõem palanque carioca.


14h58 – Manifestantes cantam hino nacional em Curitiba

Seguindo o mesmo estilo de outras manifestações que acontecem neste 7 de setembro, o ato em Curitiba, no Paraná, também é caracterizado por participantes usando camisas da seleção brasileira, ou das cores verde a amarelo, e grande número de bandeiras do Brasil sendo carregadas. Vídeo compartilhado nas redes sociais por um participante mostra momento em que o hino nacional é cantado.


14h50 – Manifestantes lotam a Paulista, demonstram apoio a Bolsonaro e fazem críticas ao STF

Milhares de pessoas estão na Avenida Paulista, em São Paulo, para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. Usando camisas da seleção brasileira ou se vestindo de verde e amarelo, os grupos começaram a chegar por volta das 10h (de Brasília) e se concentraram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Carregando bandeiras do Brasil e lotando a principal via da capital paulista, os manifestantes entoaram cânticos que exaltavam o chefe do Executivo. No ato, muitos cidadãos também levaram cartazes que criticavam o Supremo Tribunal Federal (STF). “Presidente acione Forças Armadas para destituir ministros do STF e STE”, “Supremo é o povo” e “Queremos limpeza no STF” foram algumas das mensagens exibidas, que também pediam “votos auditáveis”. O ex-presidente Lula (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, também é alvo do protesto, sendo xingado em diversos momentos.


14h41 – Bolsonaro chega a Copacabana acompanhado de escolta 

Presidente Jair Bolsonaro chegou de moto a Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, acompanhado por uma escolta de ao menos cinco veículos. Manifestantes gritam “mito, mito, mito”, usavam roupas verde a amarelo e balançavam bandeiras do Brasil. Em imagens compartilhadas nas redes sociais é possível ver grande multidão de apoiadores esperando o presidente da República. Muitos dos participantes carregam placas e cartazes com frases como: “Deus, pátria, família e liberdade” e “Women for Bolsonaro”.


14h38 – Carla Zambelli fala em colocar ‘o Brasil de novo nos trilhos’, em discurso na Avenida Paulista

“Não vamos deixar esse país ser tomado novamente, foi tão difícil chegar onde está, foi tão difícil criar harmonia e paz entre nós e contagiar pessoas com esse sentimento que só traz coisa boa. O pilar principal do patriotismo é a família e é a família que eles vão tentar destruir. Nós, família brasileiras não vamos deixar que qualquer família brasileira seja destruída. Não interessa de que lado estamos nesse momento, interessa que vamos conseguir reeleger Jair Bolsonaro, eleger um governador nesse Estado. Vamos conseguir fazer aquela bandeira [do Brasil], que todos tenham orgulho de estar nessa terra pelo que é imaterial. É isso que estamos vendo, esse sentimento de pertencer ao que é brasileiro. Pode vir bandeira brasileira, essa bandeira nunca será manchada. Essa bandeira é o que nos une e nada, nem ninguém, vai manchar essa bandeira. (…) Tenho sentimento de que talvez seja a última vez que seja necessário voltar às ruas com esse sentimento. Se Deus quiser, daqui para frente vai ser diferente. Se Deus quiser, daqui para frente essa vai tomar conta de tudo e de todos e da forma verdadeiramente democrática”, afirmou Zambelli, que também falou em colocar o “Brasil de novo nos trilhos” com a reeleição de Jair Bolsonaro.


14h30 – Bolsonaro chega ao Rio de Janeiro para motociata e manifestação

Presidente desembarcou por volta das 14h no Aeroporto Santos Dumont, se dirigindo para a concentração da motociata, que terá percurso até o Forte de Copacabana, onde ele deve discursar por volta das 15h. O ex-assessor Fabrício Queiroz participa do ato no Rio de Janeiro.  Em referência ao eleitorado feminino, Bolsonaro autorizou que o primeiro pelotão da motociata fosse formado apenas por mulheres. Cerca de 50 pilotas acompanharam o presidente ao longo do percurso nas ruas cariocas.


14h20 – Tarcísio Gomes de Freitas discursa em São Paulo e diz que Bolsonaro ‘trouxe de volta valores da família’

“País que teve condução firme, forte, um presidente comprometido com seu povo, presidente legal ao seu povo. Presidente que trouxe de volta os valores da família. A gente está vestindo hoje verde e amarela não é pela Copa, a gente passou a usar o verde e amarelo no dia a dia. O Brasil merece que a gente tenha orgulho mesmo. Nós temos um encontro marcado com o futuro. Esse Brasil vai ser gritante, esse Brasil vai ser cada vez mais próximo. Independência não é simplesmente uma palavra, é questão de atitude, modo de vida, saber que a gente vai ter segurança e liberdade para professar a nossa fé, que vai ter direito ao trabalho digno, que nossos filhos estão saindo e vão voltar para casa com segurança. É saber que nossos filhos vão herdar país de progresso e justiça. (…) Vamos fazer do Brasil uma grande potência. Como diria o Capitão do povo, que vai vender de novo, Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, afirmou Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), candidato ao Governo de São Paulo, na Avenida Paulista, em São Paulo. Ele estava acompanhado do ex-ministro Marcos Pontes, candidato ao Senado.


14h10 – Enfermeiros protestam contra ministro Luis Roberto Barroso no Rio de Janeiro

Coro afirmava “enfermagem na rua, Barroso, a culpa é sua”, em crítica direta ao ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o piso salarial da enfermagem e estabeleceu prazo de 60 dias para o detalhamento do impacto financeiro da medida.  Como a Jovem Pan mostrou, o piso seria pago pela primeira vez na segunda-feira, 5. Entretanto, com a suspensão, Estados e municípios, assim como o Ministério da Economia, Ministério do Trabalho e Previdência e entidades de saúde, devem se manifestar a respeito de ao menos cinco aspectos: situação financeira dos entes federativos, sob os riscos para sua solvabilidade, a empregabilidade, “tendo em vista as alegações plausíveis de demissões em massa”, e a manutenção da qualidade dos serviços de saúde, considerando “alegado risco de fechamento de leitos e de redução nos quadros de enfermeiros e técnicos”.


14h00 – Putin e outros líderes mundiais parabenizam Brasil pelos 200 anos de independência

Líderes mundiais enviaram mensagens ao Brasil para parabenizar o país pelos 200 anos de independência. Dentre as autoridades, está o líder russo, Vladimir Putin, que mandou os cumprimentos ao presidente Jair Bolsonaro e citou a parceria entre os dois países. “Estou seguro de que, pelos esforços mútuos, asseguraremos o reforço da parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil em prol dos nossos povos. Sinceramente, desejo ao senhor boa saúde e sucesso e a todos os seus concidadãos – felicidade e prosperidade”, disse em mensagem divulgada pela agência de notícias russa Sputnik.. Além dos parabéns pelo bicentenário, Putin também enfatizou a importância do Brasil no cenário mundial. Saiba mais.


13h57 – Fábio Faria compartilha foto do ato em Brasília


13h43 – Manifestantes chegam a Copacabana para ato com Bolsonaro

No Rio de Janeiro, manifestantes começam a chegar no Posto 5, na praia de Copacabana, local de concentração para o ato pró-governo. A expectativa é que presidente Jair Bolsonaro participe de uma motociata ao lado de seus apoiadores antes de chegar ao local da manifestação e faça discurso no Forte de Copacabana, a partir das 15h, ao lado de outras autoridades. Manifestantes também aguardam usando lanchas e jet skis na orla da praia.


13h35 – Mais cedo, Simone Tebet diz que ‘independência ainda é um sonho’

Em mensagem compartilhada nas redes sociais, a presidenciável pelo MDB afirmou que, para ser independente, o país precisa garantir cidadania do seu povo, comida, educação, emprego e lazer. “Às margens do rio Ipiranga, nascia um sonho de liberdade. De um novo Brasil, independente, de todos e para todos. 200 anos se passaram, e vemos que a independência ainda é um sonho a ser atingido. Um país, para ser independente, precisa garantir cidadania ao seu povo. Comida na mesa, educação de qualidade, emprego, renda e lazer. Neste 7 de setembro, reafirmo nosso compromisso em reduzir as desigualdades, erradicar a miséria e acabar com a fome. Vida digna a todos! Com amor e coragem, vamos mudar o Brasil de verdade”, falou Simone Tebet.


13h27 – Apoiadores fazem ‘jetskiata’ em apoio a Bolsonaro no Rio de Janeiro

Manifestação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro feita sob jet skis é uma versão ao mar das tradicionais motociatas. O trajeto percorrido pelo grupo foi da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, até a praia de Copacabana, na Zona Sul.

Jetskiata no Rio de Janeiro

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fazem ‘jetskiata’ no Rio de Janeiro


13h20 – Tarcísio Gomes de Freitas chega na Avenida Paulista para manifestação

O ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) acabou de chegar na Avenida Paulista, em São Paulo, para a manifestação pró-governo. Seguindo o cronograma dos eventos, a expectativa é que o político, que é candidato ao Governo de São Paulo, faça um discurso nas próximas horas.


13h14 – Soraya rebate Bolsonaro e diz que Brasil precisa de ‘presidente incorruptível’

Presidenciável pelo União Brasil, a senadora Soraya Thronicke comentou a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL), que puxou um coro de “imbrochável” em Brasília após dar um beijo na primeira-dama Michelle Bolsonaro, em meio a um discurso. A atitude do mandatário é criticada nas redes sociais e Soraya afirma que informação “não interessa ao povo brasileiro”. “Divorciado do respeito à data, em pleno 7 de Setembro, o presidente insiste em propagar que é imbrochável – informação que, sinceramente, não interessa ao povo brasileiro. O que o Brasil precisa, mesmo, é de um presidente incorruptível. Bolsonaro prima pela desqualificação”, escreveu no Twitter.


13h05 – ‘Lula, ladrão, seu lugar é na prisão’, gritam manifestantes na Avenida Paulista

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que já se concentram na Avenida Paulista, em São Paulo, para a manifestação que acontece mais tarde, levantaram coro contra o ex-presidente Lula. Entre os gritos, “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” se destaca.


12h58 – Mais cedo, Rainha Elizabeth II parabenizou o Brasil pelos 200 anos de Independência

Em recado foi compartilhado por meio do Twitter pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melaine Hopkins. “Gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil”, dizia a Rainha Elizabeth II da Inglaterra em mensagem, quando também relembrou sua visita ao país em 1968. Lembro com carinho da minha visita”, disse e desejou “que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”.


12h50 – Em Maceió, Grito dos Excluídos protesta contra fome e pobreza: ‘Independência para quem?’

Nas ruas da capital alagoana, Grito dos Excluídos dizem não à fome e pobreza. “Sem paz para os ricos enquanto o povo passa fome”, diz um dos cartazes. Outras faixas falam em educação libertadora, pedem “menos armas e mais livros” e em favor do piso salarial da enfermagem. O protesto também tem manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro, generais e o ‘Centrão’, além de defesa das eleições.


12h42 – Haddad diz que “ninguém vai ameaçar a nossa independência no grito”

Em vídeo publicado nas redes sociais, campanha do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) fala também fala sobre o 7 de setembro “e afirmar que “ninguém vai ameaçar a nossa independência no grito”. “É muito mais fácil lutar pela independência do nosso com um governo que dissemina o amor no lugar do ódio e que respeita a democracia, ao invés de ameaçar as instituições. Duzentos anos depois do grito da independência, ninguém vai ameaçar a nossa independência no grito, diz o candidato ao governo de São Paulo, em vídeo publicado no Twitter. A gravação também traz falas de políticos como Guilherme Boulos (Psol), Marina Silva (PV), Geraldo Alckmin (PSB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência.


12h37 – São Paulo: Grito dos Excluídos distribuiu café da manhã para 5 mil pessoas

Mais cedo, o movimento que tem como lema “Independência para quem?” distribuiu café da manhã para cinco mil pessoas na Praça da Sé, no Centro de São Paulo. Foram entregues pães e frutas e arroz doce preparado pelo Movimento Sem Terra (MST). Kits de alimentos também foram entregues.


12h32 – Em Belo Horizonte, participantes gritam: ‘Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil’

Na capital mineira, ato aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7, na Praça da Liberdade. Vídeos nas redes sociais mostram centenas de apoiadores usando roupas verde e amarelas, carregando bandeiras do Brasil e cantando “já raiou a liberdade no horizonte do Brasil, ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil”, hino da Independência.


12h26 – Alexandre de Moraes fala em ‘Brasil livre’ e concretização do Estado Democrático de Direito

Também nas redes sociais, o ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), falou sobre o Bicentenário da Independência. “O Bicentenário de nossa Independência merece ser comemorado com muito orgulho e honra por todos os brasileiros e brasileiras, pois há 200 anos demos início a construção de um Brasil livre e a histórica marcha pela concretização de nosso Estado Democrático de Direito”, escreveu, em publicação no Twitter.


12h20 – Bolsonaro viaja para o Rio de Janeiro, onde participa de ato

Jair Bolsonaro se dirigiu para a base aérea, em Brasília, próximo do meio dia. A expectativa é que ele participe de ato com apoiadores no Rio de Janeiro.


12h14 – ‘Tenho fé que o Brasil irá reconquistar sua bandeira, soberania e democracia’, afirma Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as rede sociais para se manifestar sobre o 7 de setembro e a Independência do Brasil. No Twitter, ele afirmou que a data deveria representar “amor e união pelo Brasil”. “200 anos de independência hoje. 7 de setembro deveria ser um dia de amor e união pelo Brasil. Infelizmente, não é o que acontece hoje. Tenho fé que o Brasil irá reconquistar sua bandeira, soberania e democracia. Bom dia”, escreveu. Veja abaixo a publicação, que acompanha vídeo:


12h10 – Em discurso, Bolsonaro diz que o bem sempre vence o mal

Antes de se dirigir à Esplanada dos Ministérios para participar da celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou rapidamente para apoiadores e familiares no Palácio do Planalto. “Seguramente, passamos por momentos difíceis. A história nos mostra: 22, 65, 64, 16, 18 e, agora, 22. A história pode repetir. O bem sempre venceu o mal. Estamos aqui porque acreditamos no nosso povo, e o nosso povo acredita em Deus. Tenho a certeza que, com perseverança, fazendo tudo aquilo que nós pudermos fazer aqui na Terra, Ele, lá em cima, fará por nós o que for possível para nós. Assim sendo, tenho certeza que aqui, uma segunda terra prometida, um paraíso, um povo maravilhoso, uma terra inigualável em todo o mundo, continuaremos nos orgulhando do futuro que deixaremos para essa criançada que está aí”, disse.